
Como Harmonizar uma Escala Musical
Last Updated on 29 Março, 2019 by Ricardo Frade
Como já vimos, uma escala musical é um conjunto de notas musicais. Harmonizar uma escala musical consiste em pegar nas notas de uma determinada escala e encontrar todos os possíveis acordes com as notas dessa mesma escala. Existem fórmulas para encontrar as notas de um acorde, para isso numeramos as notas que constituem o acorde. O número 1 representa a tónica do acorde, o número 3 a terceira nota e o número 5 a quinta nota, isto nas tríades que consistem em apenas três notas.

Então vamos lá às fórmulas, vamos apresentar as 4 fórmulas para as tríades:
- Acorde maior: 1,3,5
- Acorde menor: 1,3b,5
- Acorde aumentado: 1,3,5#
- Acorde diminuto: 1,3b,3b
Ou seja, para um acorde maior tocamos a tónica, a terceira nota maior e a quinta justa. No acorde menor tocamos a tónica, a terceira nota BEMOL, ou seja descemos a terceira nota meio tom, e a quinta justo. Se tivermos o símbolo de sustenido aumentamos essa nota meio tom, como acontece no acorde aumentado. Podemos contar os meios tons entre as notas para determinar se o acorde é menor, maior, aumentado ou diminuto.
- Acorde maior: Tónica+ 4 Meio tons+ 3 Meio tons
- Acorde menor: Tónica+ 3 Mt+ 4 Mt
- Acorde aumentado: Tónica+ 4 Mt+ 4 Mt
- Acorde diminuto: Tónica+ 3 Mt+ 3 Mt
Então sabendo isto vamos ver como harmonizar uma escala musical.
Não Percas: Como Tocar Piano
Harmonizar uma escala musical
Como vimos anteriormente os acordes são feitos de intervalos de terceira. Vamos colocar os meio tons entre cada nota da escala de Dó maior, assim poderás contar os meio tons mais facilmente.
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó
Tom Tom MT Tom Tom Tom MT
Vamos harmonizar a escala de Dó maior. A fórmula é 1,3,5.
Acorde de Dó:
1 – Dó
3 – Mi
5 – Sol
Se contarmos os meio tons entre cada nota vamos encontrar a fórmula do acorde maior, então na escala de Dó maior temos o acorde de Dó maior.
Acorde de Ré:
1 – Ré
3 – Fá
5 – Lá
Ré a Fá = 3 Mt, de Fá a Lá 4 Mt ou seja Ré menor.
Acorde de Mi:
1 – Mi
3 – Sol
5 – Si
Mi a Sol = 3 Mt, de Sol a Si 4 Mt, ou seja Mi menor.
Acorde de Fá:
1 – Fá
3 – Lá
5 – Dó
Fá a Lá = 4 Mt, de Lá a Dó 3 Mt, ou seja Fá maior.
Acorde de Sol:
1 – Sol
3 – Si
5 – Ré
Sol a Si = 4 Mt, de Si a Ré 3 Mt, Sol maior.
Acorde de Lá:
1 – Lá
3 – Dó
5 – Mi
Lá a Dó = 3 Mt, de Dó a Mi 4 Mt, Lá menor.
Acorde de Si:
1 – Si
3 – Ré
5 – Fá
De Si a Ré = 3 Mt, de Ré a Fá 4 Mt, Si diminuto.
Então acabámos de harmonizar a escala de Dó maior e descobrimos que os acordes que podemos utilizar são:
Dó maior
Ré menor
Mi menor
Fá maior
Sol maior
Lá menor
Si diminuto
Então se quisermos compor uma música em Dó maior podemos utilizar estes acordes. Quando quiseres compor uma música numa determinada escala, primeiro determina as notas dessa escala (ver tutorial de escalas musicais aqui), depois procede aos passos que mostrámos aqui. Memoriza as fórmulas que mostrámos para construir acordes.
Não Percas: Como Tocar Piano
3 Comentários
Olá, se vocês pudessem me passar os tipos de acordes nas escalar menores eu agradeceria. Este vídeo me ajudou muito, porém, eu gostaria de saber quais acordes que posso utilizar nas escalas menores.
Nas escalas maiores conforme o vídeo, o acorde 1 é maior, o 2 menor, o 3 menor, o 4 maior, o 5 maior, o 6 menor e o 7 diminuto. Nas escalas menores a regra é a mesma?? obrigado!
Olá,
Para as escalas menores pode começar com o 6º Grau da escala maior para descobrir a escala menor relativa. Por exemplo o sexto grau da escala de Dó maior é Lá. Então Se começar em Lá utilizando as mesmas notas que Dó maior tem a escala de Lá menor. E então segue a ordem de acordes a partir do sexto grau da escala maior. Resumindo, na escala menor a sequencia é a seguinte:
Menor;
Diminuto;
Maior;
Menor;
Menor;
Maior;
Maior;
muito boa explicação clara objetiva