Back

É possível aprender a tocar guitarra através do youtube?

Nos tempos que correm é muito comum escutarmos que alguém está a aprender a tocar guitarra através do youtube. O que quero debater neste artigo é: Aprender a tocar guitarra pelo youtube é uma estratégia válida? Vamos ver algumas vantagens e desvantagens de utilizar esta ferramenta que, gostemos ou não, já faz parte do nosso dia-a-dia.

Vamos imaginar um cidadão comum que deseja aprender a tocar guitarra e decide que o vai fazer por conta própria vendo vídeos no youtube. De início tudo é ótimo, basta ver como colocar as mãos na guitarra, tocar os primeiros acordes, as primeiras músicas simples…

Agora as coisas começam a complicar.

Encontrar a aula certa num mar de vídeos

Aqui começa o problema da individualidade. Cada aprendiz tem um conjunto de características, dificuldades e facilidades. Normalmente um aluno é um como um diamante bruto, cuja a função do professor é lapidar conforme as suas características. A partir deste momento, quando este aluno imaginário aprendeu os primeiros acordes, começa a sentir-se desorientado.

Que vídeo ver de seguida? O que preciso de aprender? Onde quero chegar e quais as ferramentas necessárias?

Aqui entra o primeiro ponto fraco de aprender a tocar guitarra através do youtube.

Falta de estrutura

Quando um aluno começa a ter aulas seja do que for, há algo que é obrigatório o professor ter: – Um plano. Este plano será estruturado para que as matérias sejam ensinadas de uma forma lógica e clara. Desta forma o conhecimento do aluno será incremental e tudo fará sentido. Cada ensinamento é um degrau que encaixa no anterior como uma peça de lego.

Só desta forma o aluno poderá fazer uso dos conhecimentos que adquiriu. O que não falta neste novo mundo de auto aprendizagem é encontrar alunos com conhecimentos muito superficiais de assuntos que não estão ao nível dele, sem ter dominado os assuntos mais básicos para que aquilo faça algum sentido.

Traçar objetivos

Esta estrutura só pode ser criada se primeiro forem traçados os objetivos de longo, médio e curto prazo. Um professor de guitarra fará isso em primeiro lugar (ou pelo menos deveria). Primeiro tenta entender o objetivo de longo prazo do aluno. Depois parte esses objetivos em objetivos de médio prazo. Por fim parte esses objetivos em objetivos mais pequenos, os de curto prazo.

É através desta sequência de objetivos que a estrutura das aulas é montada. Isso não existe no youtube. O mais comum é encontrarmos alunos completamente à deriva sem saber o que têm de aprender.

Mas calma nem tudo é mau

Tendo estas desvantagens não significa que o youtube seja uma má ferramenta. Pelo contrário! O youtube pode ser o melhor amigo de quem está a aprender. No entanto este deve ser utilizado como uma ferramenta para pesquisas concretas. Ou seja, sabendo nós qual o nosso passo seguinte, já com um objetivo definido, podemos recorrer ao youtube para encontrar informação específica que estamos a necessitar naquele preciso momento. Por exemplo, um lick, uma música, um acorde, uma escala, etc.

Informação errada

No entanto há outro cuidado a ter em mente. É preciso ter muito critério na escolha dos vídeos que vemos. Qualquer pessoa pode colocar um vídeo a ensinar guitarra no youtube. O problema é que se não sabemos nada sobre o assunto que estivermos a ver podemos ser facilmente enganados por alguém que ensine o assunto de forma errada. É muito importante tentar escolher bem os canais que se utiliza para assistir este tipo de vídeos. Procura sempre um canal com boa reputação e de preferência alguém que admires e cujo conteúdo te faça sentido.

Bons estudos!

 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.