Notação de bateria: Como transcrever a bateria para o papel e vice-versa
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Produção Musical, Tutoriais
Como sabemos, muitas vezes, a inspiração não tem hora marcada. Então quando menos esperamos aparece na nossa mente aquela batida que queremos criar, mas não temos no momento os recursos para gravar, e mais tarde quando a vamos reproduzir já se dissipou da nossa mente. O que fazer para evitar isto? Assim como nas melodias, a bateria pode ser escrita com total precisão numa pauta musical. Além de parecer um pouco trabalhoso ter de aprender o valor das notas musicais para tocar bateria, este processo pode ser extremamente útil e produtivo. Além de precisarmos apenas de uma caneta ou um lápis e um papel para escrever com precisão a batida que temos em mente, esta é uma ótima forma de inventar novos padrões de bateria. Então para este tutorial vamos precisar de algumas bases de outros tutoriais. Primeiro precisamos de conhecer o valor das notas musicais (ver aqui) e as pausas musicais (ver aqui).
Normalmente na pauta musical, cada linha e cada espaço corresponde a uma nota musical. Na bateria podemos representar os elementos da mesma em cada linha e espaço. Neste tutorial vamos concentrar-nos nos dois elementos principais, o bombo e a tarola. Vamos mostrar onde normalmente colocamos o bombo a tarola e os hi-hats abertos na pauta.
Então agora partindo do principio que já conhece o valor das notas musicais, podemos começar a criar a bateria na pauta. Vamos dar então alguns exemplos. Se utilizarmos por exemplo a semibreve nesta fórmula de compasso de quatro batidas, sabemos que o elemento durará um compasso inteiro.
Neste caso só tocamos o bombo durante um compasso inteiro. Passemos já às semínimas, que é a nota que nesta fórmula terá a duração de uma batida. Com as semínimas podemos fazer um ritmo de marcha facilmente.
Agora iremos encher só com colcheias, para termos uma noção de como ficaria. Já sabemos que a colcheia tem metade da duração da semínima, então se cabiam no total 4 semínimas, uma por batida, caberão 8 colcheias no total. Já agora colocamos nos exemplos a tarola a coincidir sempre com as batidas 2 e 4, que é o padrão, isto não quer dizer que não a possa colocar noutras batidas.
Como pode ver a partir daqui utilizamos letras para nos ajudar na contagem, e assim conseguir tocar mais facilmente notas mais difíceis. E agora antes de começarmos a juntar as notas vamos ver um conjunto de semicolcheias.
Sabendo isto agora só precisamos de misturar as notas para fazer o ritmo que quisermos. Teremos de fazer uso das pausas musicais também. Não se esqueça que no todo, cada compasso tem de ficar cheio com a notação de 4 batidas completas, sejam notas ou pausas. Ou seja a notação tem de preencher as quatro batidas, isto não quer dizer que toquemos todas, se tivermos por exemplo as pausas. Veja no seguinte exemplo.
A notação está a completar as quatro batidas, três semínimas e uma pausa semínima. A partir daqui só tem de juntar as notas e pausas para criar os ritmos que quiser. Aprenda a contar as notas e terá muita facilidade. Vamos mostrar alguns exemplos para que observe como funciona.
Isto pode parecer muito trabalhoso, mas o nosso conselho é treinar esta escrita, pois é uma maneira muito precisa de transcrever para o papel a bateria. Mais tarde faremos um vídeo a explicar este assunto e também mostraremos um diagrama que também pode ser utilizado para facilitar. Decore o valor das notar e das pausas e faça vários exercícios de notação para ficar fluente na escrita e leitura da pauta.
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Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
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