
Formação de acordes – Tríades
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Teoria Musical, Tutoriais
Last Updated on 27 Março, 2019 by Ricardo Frade
Para podermos dominar a formação de acordes temos de saber o que é uma acorde. Um acorde de uma forma simples é o conjunto de três ou mais notas tocadas em simultâneo. Esta pode ser a melhor parte na construção de uma música. Há algo de realmente espetacular em como as notas individuais soam quando se unem.
Na música ocidental, os acordes são construídos de consecutivos intervalos de terceira (ver tutorial de intervalos aqui). Isto significa três passos a contar com a nota de partida e de chegada. Por exemplo a terceira de Dó: Dó-1, Ré-2, Mi-3. As tríades consistem em três notas e são o tipo de acordes mais comuns na música. Estes acordes são montados com três notas próximas.

Formação de acordes
Vamos exemplificar. Vais ouvir as 3 notas do acorde de Dó em separado e depois formando o acorde.
O termo tríade refere-se a acordes que contêm três notas e são feitos de terceiras. A primeira nota de uma tríade é chamada de tónica. A tónica carrega o nome do acorde e os acordes carregam a letra da tónica. A segunda nota da tríade é a terceira. A terceira do acorde é assim chamada porque é o terceiro intervalo da nota tónica do acorde.
A qualidade de um acorde é determinado por esta nota. É ela que irá determinar se um acorde é maior ou menor. Os acordes maiores por norma transmitem um som mais alegre e os menores um som mais introspectivo. A última nota da tríade é a quinta. O quinto intervalo da tónica.
E o acorde completo:
Formação de acordes: Como montar um acorde
Formação de um acorde maior
Uma forma fácil de montar um acorde maior é contando os meio tons entre cada nota, utilizando esta fórmula:
Tónica + 4 meio tons + 3 meio tons.
Formação de um acorde menor
Para os acordes menores contamos:
Tónica + 3 meio tons + 4 meio tons
Formação de um acorde aumentado
Acordes aumentados têm meio tom a mais entre a terceira e a quinta:
Tónica + 4 meio tons + 4 meio tons
Formação de um acorde diminuto
O acorde diminuto tem meio tom a menos entre a terceira e a quinta:
Tónica + 3 meio tons + 3 meio tons
Este tutorial explica os acordes principais, ou seja as tríades.
Não Percas: Como Tocar Piano
Tag:acordes, teoria musical, tutorial
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

O Que é Um Acorde Dominante?

Como tocar guitarra: Guia definitivo do que precisas saber
