
Desmistificando os modos gregos 12/15: Modo Lídio
Last Updated on 5 Maio, 2014 by
No artigo anterior vimos o modo Frígio. O modo Lídio é um tipo de escala maior (contém a terça maior) e tem apenas uma nota diferente da escala maior – que é a quarta aumentada. Isto trás uma sonoridade muito interessante. De seguida veremos um quadro de comparação do modo Lídio e os intervalos em comparação à escala maior.

Comparação do modo
I
|
II
|
III
|
IV
|
V
|
VI
|
VII
|
I
|
|
F maior
|
F
|
G
|
A
|
Bb
|
C
|
D
|
E
|
F
|
F Lídio
|
F
|
G
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
Intervalos do modo
|
1
|
2
|
3
|
#4
|
5
|
6
|
7
|
1
|
Observações gerais
Existe apenas uma nota diferente entre o modo Lídio e o modo Jônio(escala maior) – A quarta justa é substituída por uma quarta aumentada. Tem uma terça maior e também uma sétima maior.
Nota característica: #4 – A quarta aumentada é a nota que dá a sonoridade a este modo – de outra forma seria o mesmo que tocar a escala maior.
Acordes associados ao modo Lídio:Maior, Maior7, Maior6, Maior7#11, Maior9#11
Melhores notas para tocar
O modo Lídio é bom para improvisar pois não tem uma nota a evitar como na escala maior (na qual a quarta justa não tem um som muito agradável). A quarta aumentada é dissonante mas não tem um som desagradável. Muitas pessoas utilizam este modo no lugar da escala maior, por exemplo utilizar o modo Fá Lídio em cima do acorde de Dó maior – Teoricamente isso tá errado, mas na música se soa bem então está certo, a teoria não serve para nos limitar.
Diagramas
As notas a vermelho mostram as notas do acorde, as notas a preto mostram as notas do modo, e as azuis mostram a nota característica. Posicione a tónica (T) na oitava casa da quinta corda e toque a escala em cima do acorde de Fá maior. Experimente e ouça cada nota no contexto.
No piano as notas a vermelho mostram as notas do acorde, as notas a azul mostram as notas do modo e a amarelo tem a nota característica do modo. Próximo modo: Modo Mixolídio.
Tag:apostila, aprender, modos gregos, música, musical, teoria musical, tutorial