
A Importância De Ter Um Repertório Musical
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Guitarra, Tutoriais
Last Updated on 18 Julho, 2017 by Ricardo Frade
Você toca a guitarra há uns anos e já tem algumas habilidades dominadas. E quando chega o momento (e sempre chega), em casa, em casa de alguém, numa loja de música, numa festa, alguém que saiba que você toca guitarra inevitavelmente pedirá: “Toca alguma coisa para nós”.
Muitos guitarristas vão bloquear neste momento, porque não sabem o que tocar e obviamente não estão preparados. No fundo, sentem-se desapontados, perderam a oportunidade de tocar algo bom e com confiança para um público.
Para quem se relaciona com isto, é tempo de mudar. Montar um repertório musical não é apenas útil quando está na presença de outras pessoas. Os benefícios são vários. Vamos ver.
Os benefícios
- Montar um repertório permite-lhe desenvolver a capacidade de tocar as músicas de coração. Isto dá-lhe uma grande confiança.
- Você vai aprender a desfrutar de tocar (e cantar) músicas ainda mais do que utilizando tablaturas ou partituras. Quando memoriza uma música, você sente-se mais livre para tocá-la. Dá-lhe mais espaço para sentir a música, entender a letra, captar a história e traduzir isso na sua forma musical.
- Você poderá tocar para uma audiência.
- Você estará a trabalhar para o seu objetivo e ficará muito mais claro onde e como você se quer ver no futuro enquanto músico.
- Você estará preparado para tocar em qualquer lugar em qualquer altura. Isto dá-lhe um sentimento de plenitude enquanto músico.
- Você desenvolverá as capacidades para tocar ao vivo.
- Terá mais consciência de como as músicas são escritas.
- Aprenderá a tocar melhor, a cantar melhor e a interpretar melhor.
- Terá um ótimo hobby com um crescimento potencial ilimitado.
Como montar e praticar um repertório
Escreva
Escreva todas as suas músicas favoritas ou uma música que gostasse mesmo de tocar.
Pratique
Comece a aprender, a memorizar e a praticar a sua música favorita até que a tenha dominado. Não se sinta tentado a aprender várias músicas em simultâneo. Comece com uma música e assegure-se que a consegue tocar bem.
Se considerar que já a toca bem experimente tocar em frente de alguém. Quando achamos que já tocamos uma música a 100% e temos de a tocar em frente de alguém pela primeira vez, perdemos parte do foco, perdemos pelo menos 20% desses 100. Então assegure-se que domina a música a 120%.
Crie um repertório de 12 músicas
Agora que você aprendeu, treinou e tocou a sua primeira música, vai então criar uma lista de 12 músicas. Imaginemos que quer tocar um set de 45 minutos, então 12 músicas é um bom número. E para criar esta lista você vai:
- Criar uma lista de músicas que você gosta;
- Criar uma lista que as pessoas gostam.
- Criar uma lista que combine as duas.
Tudo depende do seu objetivo e do tipo de música que pretende tocar.
Uma a uma
Trabalhe cada uma das músicas da lista individualmente. Assegure-se que consegue tocar essa música bem o suficiente antes de avançar para a próxima. É nesta fase que por vezes se perde o foco. Assegure-se que você desfruta das músicas escolhidas para que possa praticar sem se cansar facilmente. Ao fim de um tempo isto é algo que fará sem precisar de se motivar. Você ficará viciado na satisfação que lhe trará tocar estas músicas.
Pratique diariamente
Memorizar músicas, montar um repertório e cultivar a capacidade de interpretar leva tempo e prática regular. A melhor forma é praticar as suas músicas diariamente. Toque pelo menos uma ou duas músicas do seu repertório em cada dia.
Observe os seus heróis
Observe e estude os músicos e artistas que admira. Assista a concertos no Youtube e veja como eles se comportam em frente a uma audiência. Observe como eles cantam, movem-se, falam, como interagem, etc.
Polir
Pense como pode melhorar a sua música a cada dia. Se ainda há músicas no seu repertório que você não se sente bem ao tocar ou cantar, então remova e substitua por outra. Pratique o seu repertório até se sentir absolutamente confortável e confiante.
Clique aqui para conhecer os nossos cursos de guitarra. Ofertas especiais no nosso Pack.
Relembre-se
Todos temos vidas ocupadas, e não importa o quanto gostemos de praticar, acabamos por ser distraídos pela correria do dia a dia. Então crie uma rotina para que possa tornar-se um hábito praticar a uma determinada hora do seu dia.
O seu primeiro gig
É altura de preparar o seu primeiro show. Não importa para quantas pessoas. Pode começar por tocar para os seus amigos ou familiares. Combine com eles e diga que vai tocar um pequeno show no local “x” na data “x”. Convide-os e pergunte se querem assistir. Porque haveria de fazer isto? Depois de dar o seu primeiro mini concerto você ficará agarrado e isso alimentará o seu desejo por mais. Aproveite essa energia para evoluir ainda mais.
Volte ao treino
Pergunte aos seus amigos o que mais gostaram e o que menos gostaram. Não leve as críticas para o lado pessoal, foi o seu primeiro show, agora é altura de trabalhar nas falhas.
Divirta-se no processo!
Tag:guitarra
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

Como aprender a tocar guitarra sozinho

Como aprender a tocar qualquer coisa na guitarra com a técnica SMART

Músicas de Natal Fáceis Para Guitarra
Deixa aqui um comentário Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
4 Comentários
Ótima dica!!! Obrigado por permitir o acesso e disponibilizar uma aula tao interessante e produtiva. abs luciano
Olá Ricardo, parabéns e obrigado, és uma ajuda excepcional para quem quer iniciar a aprendizagem de tocar guitarra. Na verdade não é nada fácil tocar um instrumento de cordas como a guitarra com milhentos pormenores e todos eles importantes, ainda mais difícil se torna quando temos uma idade mais avançada e a resposta motora não acompanha a mente coma rapidez necessária.
Como em muita coisa o treino é fundamental, demora mas vamos lá.
Grande abraço.
Obrigado
Carlos Capitão-Mór.
Muito obrigado Carlos
Olá Ricardo muito obrigado por manter este contacto com os “alunos” ; são informações muito importantes; eu estava por exemplo a treinar 3 ou 4 músicas seguidas e não estava a funcionar; deve ser de facto muito melhor treinar uma até aprender e depois passar a outra ; gostava muito de aprender 2ou 3 músicas da MPB , Caetano ou Seu Jorge , serão muito difíceis? Obrigado