
Desmistificando os modos gregos 13/15: Modo Mixolídio
Last Updated on 5 Maio, 2014 by
No artigo anterior vimos o modo Lídio. O modo Mixolídio é um tipo de modo maior (tem a terça maior) e a única nota que difere o modo Mixolídio da escala maior é a sétima menor. Algumas pessoas chama esta escala de escala dominante, porque assenta perfeitamente em acordes dominantes.
Comparação
I
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II
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III
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IV
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V
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VI
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VII
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I
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Sol maior
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G
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A
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B
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C
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D
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E
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F#
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G
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Sol mixolídio
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G
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A
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B
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C
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D
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E
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F
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G
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Intervalos do modo
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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b7
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1
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Observações gerais
A sétima menor é a nota que torna os acordes dominantes, então este modo é perfeito para tocas em cima de um acorde de 7ª dominante. É a única nota que difere da escala maior, e é a escala perfeita para tocar em cima de acordes 7, 9, 11 e 13. Este modo é muito utilizado no jazz, funk e blues.
Nota característica: b7 – A sétima menor é o que dá a sonoridade própria a este modo, de outra forma estaria apenas a tocar a escala maior.
Acordes associados ao modo mixolídioAcordes dominantes – 7, 9, 11, 13
Melhores notas a tocar
O modo mixolídio só tem uma nota a ter cuidado, a mesma nota que a escala maior, que é a 4ª.
Diagramas
As notas a vermelho mostram as notas do acorde, as notas a preto mostram as notas do modo, e as azuis mostram a nota característica. Posicione a tónica (T) na décima casa da quinta corda e toque a escala em cima do acorde de Sol dominante. Experimente e ouça cada nota no contexto.
No piano as notas a vermelho mostram as notas do acorde, as notas a azul mostram as notas do modo e a amarelo tem a nota característica do modo.
Próximo artigo: Modo Aeólio.
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