
Como criar beats de hip hop
Last Updated on 3 Abril, 2019 by Ricardo Frade
Neste artigo vamos falar da construção “padrão” de uma batida de hip hop e mostrar algumas dicas no seu desenvolvimento. Ao saber estas bases deverá pegar nelas e criar batidas conforme a sua visão artística. Uma das características do hip hop são as suas regras flexíveis, que permitem uma grande amplitude de expressão.
Resumo de uma música de hip hop
Existem duas partes básicas numa música de hip hop: O beat e a voz. Cada uma desta consiste em várias pistas. Este tutorial concentra-se no beat(batida).
O que são Beats?
Este é o termo mais importante a compreender na construção do hip hop, porque se não o souber, nunca entenderá do que as pessoas falam. O beat é basicamente tudo o que se passa na música sem ser a voz. Normalmente inclui:
– Padrões de bateria MIDI ou loops de bateria
– Uma linha de baixo- A orquestra de suporte (pads, cordas, sopro)
– Cortes e colagens (samples que dão a personalidade à música)
O beat pode ser longo ou curto. Na sua forma mais curta dura 8 compassos(barras). Se for curto, normalmente é repetido até o vocalista querer. Se for longo, pode ser dividido em partes diferentes para os versos e o refrão e adicionar uma introdução, um break, e um final. Muitas vezes, o hip hop segue a forma clássica do pop, Introdução (8 compassos) – Versos (8-16 compassos) – Refrão (8 compassos) – Versos (8-16 compassos) – Refrão (8 compassos) – Break(2-8 compassos) – Versos ou refrão (8-16 compassos) e termina. Esta estrutura, chamada de forma, não é uma regra inquebrável. Pode ser modificada ao gosto de cada um.
Em que consistem as vozes no hip hop?
– Voz principal: O vocalista principal, que faz o rap.
– Segunda voz: Algumas músicas podem ter um artista convidado a fazer a segunda voz em alguma parte do verso.
– Voz de fundo: É usado para dar a sensação que existe um grupo inteiro a participar, dar força à voz.
– Reforço de voz: Durante o refrão e outras partes que o artista queira dar ênfase, a voz principal pode ser dobrada, triplicada ou até quadruplicada.
Mais tarde falaremos da voz.
Elementos de um beat de hip hop
Vamos ver os 4 elementos básicos de um beat de hip hop
1 – Padrões de bateria ou loops
Isto é o núcleo da música então deve ser trabalhado com dedicação. Existe dois métodos básicos para fazer isto:
a) Loops – Este é o modo mais simples. A maioria dos sequênciadores vêm como uma seleção de loops de bateria que podem ser usados, editados, e adicionados efeitos. Os loops podem ser esticados e encurtados. Pode adicionar efeitos com plugins.
b) Padrões de bateria MIDI – Este método é mais complicado, no entanto costuma trazer os melhores resultados. Aqui as teclas de um teclado, pads (mpd, mpc), funcionam como cada elemento da bateria. As amostras podem ser fornecidas por software, sintetizadores, ou gravações. Em todos os casos a batida é uma sequência de notas MIDI em que cada uma corresponde a um elemento da bateria.
2 – Linha de baixo
Pode encontrar linhas de baixo já feitas, mas é sempre melhor usar o MIDI para fazê-las. Porque usar o MIDI? Os loops de baixo não são fáceis de transpor. Um bom som de baixo para o hip hop vem de uma variedade de sintetizadores. Os antigos synths Mono e os seus emuladores em software são bons para começar. A linha de baixo raramente são complexas no hip hop, mas são fortes e graves e muitas vezes têm um elemento sub-bass, feito por filtros e compressões. Muitos do baixos clássicos do hip hop, passam por um filtro low-pass com ressonância, que é o filtro padrão nos sintetizadores analógicos. Este tipo de filtro remove as frequências altas. Claro um baixo real também pode ser usado. Mantenha a linha de baixo simples, repetitiva.
3 – Suporte orquestral
O termo orquestral pode soar complexo, mas é simples. Orquestrar é selecionar os instrumentos que “vão juntos”. O hip hop começou com orquestração escassa e minimalista. Os instrumentos são mais vezes escolhidos pelo seu impacto no groove do que pela sua capacidade melódica. Como saber os instrumentos a escolher? Deve fazer por tentativa e erro. Em geral os elementos mais usados neste ponto são as cordas, como os violinos, as pads, ou os instrumentos de sopro.
4 – Cortes e colagens
O hip hop e o rap surgiram quando se começou a samplar. Com o sampling, há finalmente uma forma fácil de ripar o material de vinyl (ou cd). A bateria, as cordas, o sopro e toda a orquestra era samplados. Hoje pode fazer o mesmo com os ficheiros de áudio em computador (Mp3, WAVE, etc…)
Montar e organizar o beat
Montar o beat básico
1. Pode criar os elementos por qualquer ordem, por exemplo, começar com o kick, depois a tarola ou as palmas, os pratos, criando um padrão de 8 compassos.
2. Depois criar a linha do baixo.
3. Antes de avançar, é boa ideia experimentar diferentes grooves e encontrar aquele que mais lhe agrada.
4. Depois adiciona a orquestra de suporte.
2 Comentários
Olá Sr. Ricardo Frade,
Foi por um acaso, pesquisando pela Internet, que encontrei o site Academia Musical.
Achei bem interessante tudo o que li. É possível ter aulas específicas (sobre minhas dúvidas)? Por exemplo, eu componho canções e as gravo e edito no Logic Pro X. A minha busca desta vez foi realmente para Hip Hop Beats, mas componho também rock, Blues, baladas e MPB.
Em que parte de Portugal fica a Academia Musical?
Ps:. Por favor, me desculpe se está recebendo esse e-mail pela segunda vez. É que tive um problema na conexão da internet e não tenho plena certeza se consegui enviar o e-mail anterior.
Muito obrigado,
William
Gostei! Artigo bem objetivo e direto ao ponto.
Continue fazendo esse ótimo trabalho 🙂