5 Progressões de acordes para a sua ponte (Bridge)
A ponte de uma música, supostamente, é a secção que pega na energia criada no verso e refrão e aumenta-a. Existem algumas coisas que nos ajudam a aumentar essa energia, mas que tipo de progressão de acordes utilizar para aumentar a energia? Depende da progressão do refrão. A ponte existe principalmente para dar ao ouvinte a oportunidade de se desviarem do verso e refrão. O formato padrão de uma música que utiliza ponte é:
Verso – Refrão – Verso – Refrão – Ponte – Refrão – Refrão
Mas uma ponte tem de ser mais do que uma simples melodia nova. Como esta tem de aumentar a energia, a ponte deve também fazer mais algumas coisas. Em primeiro lugar, as ideias melódicas devem ser mais curtas que as ideias do verso e refrão. Enquanto as melodias do verso e refrão tendem a ser frases de 4 ou oito compassos, as pontes devem ser de 1 ou 2 compassos, com letras que variem entre o estilo narrativo (como no verso) e emocional (refrão).
Em segundo lugar, a progressão de acordes tem de oferecer algo diferente do que já foi oferecido antes. Mas tem de aumentar a energia. Então que progressão funciona para uma ponte? Quando tiver dúvidas, as pontes de músicas em tom maior funcionam bem se começarem com um acorde menor, e é bastante comum utilizar o acorde vi. Aqui vai um exemplo:
Refrão: C Bb F G C (4 batidas nos acordes de C e Bb, 2 batidas para cada acorde de F e G, e 4 batidas no acorde de C final)
Ponte: Am F G Am Bb F Gsus G
Como pode ver, qualquer progressão que escolha, esta deve dar ao ouvinte a necessidade de ouvir o refrão. Para conseguir isso, terminamos a progressão no acorde dominante (Acorde V). Os acordes dominantes são resolvidos movendo-se para o acorde I, que é o primeiro acorde do nosso exemplo no refrão.
Aqui estão mais duas progressões de acordes que funcionam na ponte, assumindo que o seu refrão com uma progressão de acordes que comece e termine no acorde I.
1. Am Em F C Am Dm F G
2. Am Dm Am Dm F C/E F G
E se a sua música estiver numa tonalidade menor? As pontes para músicas em tonalidades menores funcionam bem utilizando vários acordes maiores. Então se a sua música estiver em Dó menor, e o seu refrão começar e terminar no acorde de Cm, pode experimentar:
1. Fm Ab Eb Ab Fm Ab Bb (4 batidas cada e 8 para o último acorde)
2. Bb Gm Eb Ab Bb Eb Fm Gsus G (4 batidas cada, com Gsus e G com duas batidas cada)
A sua ponte irá criar a energia necessária para concluir com o acorde dominante porque os acordes dominantes resolvem-se no acorde I. Como todas as decisões na música, deixe que os seus ouvidos sejam os seus júris.
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1 Comentário
Gostei muito das suas dicas. São excelentes
Sou principiante em guitarra solo. Amo criar riffs, compor rocks instrumental. A criação é o mentor ….
Estou procurando aprender mais. Aprender sempre …
Abraço