
Tons e semitons (Meio Tons)
Last Updated on 27 Março, 2019 by Ricardo Frade
Muitas pessoas já devem ter ouvido falar na palavra “Tom” no contexto da música, no entanto, normalmente o que querem dizer é “Tonalidade”. O que é um tom quando falamos em música? E um semitom ou meio tom? Pois bem, quando falamos em tons e meio tons (Tons e semitons no Brasil) basicamente estamos a falar de intervalos musicais, os passos que damos entre as notas. Então qual a diferença entre um tom e semitom (Meio-tom)? Comecemos por pensar no teclado de um piano, à partida reparamos logo que tem dois tipos de teclas, as pretas e as brancas. O que são?
Tons e Semitons (Meio Tons)

Teclado de um piano.
As teclas brancas representam as notas naturais da escala de Dó, ou seja, as notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. As notas pretas são intermédias, ou seja são a nota entre as duas notas naturais. Estas notas são o que chamamos de sustenidos ou bemóis (acidentes musicais). Por exemplo, imaginemos entre o Dó e o Ré, a tecla preta entre ambas pode-se chamar Dó sustenido, ou Ré bemol. O nome é diferente mas o som é exatamente o mesmo. Por uma questão de notação mudamos o nome, se tivermos a subir na escala damos o nome de sustenido se a descer damos de bemol.
Não Percas: Como Tocar Piano
Então agora podemos explicar o que é um tom e um semitom (meio tom). O semitom/meio tom é o passo mais curto que se pode dar entre duas notas, ou seja se tocarmos a tecla imediatamente depois ou antes da tecla em que estamos nós descemos ou subimos meio tom / semitom. Como é lógico um Tom são dois semitons / meio tons. Então da tecla Dó para a Dó sustenido (a tecla preta entre Dó e Ré) temos um semitom/meio tom, da tecla Dó (1ª branca) para a tecla Ré (2ªbranca) temos um Tom.
Tons e semitons / Meio tons sem tecla preta
Existem zonas no teclado que não têm tecla preta, isto acontece porque o teclado do piano é construído em torno da escala de Dó maior. No entanto o espaço entre duas notas brancas que não têm uma nota preta no meio delas representa um semitom/meio tom também. No braço da guitarra é mais fácil ainda, cada casa do braço da guitarra que subimos ou descemos tem a distância de um semitom/meio tom.
Esperemos que agora saibam o que são Tons e semitons/meio tons, falaremos de escalas e intervalos mais à frente.