fbpx

Como Compor Uma Música: 10 dicas essenciais

Tens várias ideias mas não imaginas como compor uma música? Apesar de parecer simples, compor uma música pode acabar por revelar-se uma atividade frustrante. Por vezes sentimos a inspiração, escrevemos alguns trechos, mas no final não terminamos o nosso projeto.

Mais uma tentativa de compor uma música que falhou. Existem algumas dicas que te podem ajudar no processo quando queres compor a tua música. Se estás a pensar em criar as tuas próprias canções então confere as nossas 10 dicas para compores uma música.

Leitura Recomendada: Como escrever uma música

Como Compor Uma Música

1. Escreve as letras antes de compor uma música

Muitos músicos escrevem as suas melodias assim como as suas letras. Se já tens a letra pensa nelas quando fores compor a melodia. Deves fazer algumas perguntas antes de compor uma música, como: Quais palavras devo focar? Existe algum timing em que algumas palavras fiquem melhor?

2. Ouve muita música para aprenderes com os outros compositores

Há sempre algo que podemos aprender com outros músicos ou bandas. Presta atenção em como os teus músicos favoritos compôem as suas musicas – examina o estilo, a tonalidade, como os diferentes instrumentos trabalham juntos. Podes implementar muitas ideias na tua música através riffs já existentes e a partir daí criar uma melodia nova.

3. Utiliza Software de Composição musical

Softwares de composição musical podem ser os melhores amigos do músico. Estes programas ajudam no processo da composição musical organizando o teu trabalho e permitindo veres o que estás a tocar. Estes softwares providenciam ferramentas como metrónomo e reprodução, então podes ouvir o que estás a compor.

Não Percas: Como Tocar Piano

4. Procure inspiração musical para escrever música

Antes de compor uma música é fundamental alimentar a nossa inspiração mental. A inspiração vem de tudo à nossa volta e varia muito, pois cada pessoa é única. Esta pode vir de: emoções, relações, da natureza, das outras pessoas, das nossas experiências – algumas musicas relatam mesmo situações surreais.

5. Diverte-te

Primeiramente deves ter começado a escrever música porque amas a música. Se não desfrutares enquanto estás a compor música, faz outra coisa, dá um tempo.

6. Não há resposta errada na composição musical

Existem regras que convém serem seguidas na teoria musical e essas regras servem para nos ajudar, mas a música é liberdade, é inspiração e não há erros numa composição, cada uma é como é.

7. Define o teu objetivo na composição

Estás a compor uma música para ti ou para os outros? Se estiveres a escrever música para ti terás mais liberdade para escreveres o que quiseres. Por outro lado, se estiveres a escrever para os outros é uma boa ideia identificares o teu público alvo e escreveres para eles.

8. Ouve os conselhos e avisos

As pessoas adoram dar opiniões. Toma os seus comentários em consideração quando escreves música. Dá a tua musica a amigos e familiares e pede a sua opinião.

9. Faz algo diferente

É fácil permanecer no mesmo sítio e não arriscar tirar a imaginação toda para fora. Não imponhas limites, deixa a tua criatividade fluir e não sejas impedido por fatores externos, faz o que te vai na mente.

10. Prática, prática e prática

Nada substitui o trabalho árduo e o treino – é a única formula garantida de te tornares um melhor músico. Conhece o nosso livro Segredos da composição musical e aprende a criar melhores músicas.

 

 

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

 

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. 31 Maio, 2014
    Responder

    N entendi direito amo musica e quero dicas melhores para fazer uma música

  2. 18 Outubro, 2014
    Responder

    Hm…seguirei essas dicas sao mt boas 😀

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.