
Problemas eletroacústicos: Feedback
Last Updated on 3 Abril, 2019 by Ricardo Frade
Num sistema electroacústico simples, temos um microfone que capta o som, o amplificador aumenta esse sinal e entrega-o a uma coluna para o reproduzir. E se o microfone estiver a captar o som da coluna? Nesse caso passamos a ter um ciclo infinito: o micro capta, passa pelo amplificador, a coluna reproduz, o micro volta a captar, volta a passar pelo amplificador, volta a sair pela coluna, etc… Esta situação chama-se feedback, e é responsável pela criação do famosos som estridente sempre que se aproxima um microfone das colunas.
A solução mais simples para este tipo de problema é evitar ao máximo que os microfones captem o som produzido pelas colunas. Quando o feedback não consegue ser evitado acusticamente, podem-se utilizar outras soluções, embora mais prejudiciais. Como o feedback provoca uma onda sinusóide de determinada frequência, onda essa que não tem harmónicos, uma das soluções passa pela utilização de um equalizador que tentará removê-la.
Convém que o equalizador tenha a banda muito estreita, de forma a retirar o feedback sem estragar muito o sinal original, uma vez que o sinal irá perder todos os harmónicos da banda em questão. Caso contrário, será quase como matar mosquitos com um canhão! Mas o facto de se remover essa frequência, não significa que outras frequências de feedback não apareçam. Uma outra solução passa pela utilização de aparelhos especializados na remoção de feedback, que incluem filtros muito mais estreitos, e detectores automáticos de feedback.