
Equalizadores (EQ)
Last Updated on 1 Maio, 2014 by
Para se poder fazer ajustes nas frequências, quer seja para resolver problemas, ou para fins criativos, os equalizadores são fundamentais. No entanto, em muitas situações, os equalizadores existentes nos canais da mesa de mistura não são suficientemente flexíveis, sendo necessário utilizar equalizadores externos, como sejam equalizadores paramétricos ou equalizadores gráficos. Os equalizadores gráficos são os mais usuais, e apresentam um pequeno potenciómetro deslizante para cada banda de frequências. Quanto mais estreitas forem as bandas, maior será o número de potenciómetros e maior será a flexibilidade. Por exemplo, se um equalizador tiver bandas de 1/3 de oitava, então terá cerca de 31 bandas.

Alguns equalizadores gráficos apresentam por cima de cada banda um pequeno led, para ser usado em situações de feedback – a banda que tiver o led aceso é a banda que contém o feedback e, como tal, é a banda que é necessário atenuar. Nos equalizadores paramétricos, em vez de existirem bandas previamente definidas (frequências e largura fixa), o equalizador passa a ter um maior controlo sobre cada uma das bandas: nível, frequência e Q. Embora estes tenham menos bandas do que os equalizadores gráficos, estas são muito mais fléxiveis, quer em frequência, quer em largura.
Em relação aos sinais stereo, a maioria dos equalizadores apresentam controlos separados por canal – controlos para o canal esquerdo e controlos para o canal direito. Os restantes equalizadores apresentam apenas um conjunto de controlos que atuam simultaneamente para ambos os canais. Um outro fator que pode levar à utilização de equalizadores externos é a diferença de qualidade, especialmente quando são necessários ajustes mais acentuados, ou seja, se os equalizadores da mesa de mistura não apresentarem a qualidade desejada, pode optar-se por adicionar um equalizador externo de maior qualidade.
Tag:apostila, aprender, produção musical, tutorial



