
Conhecer o compressor
Last Updated on 27 Março, 2019 by Ricardo Frade
Um compressor é um controlador automático de volume que mantém o nível do volume reduzindo o sinal de entrada quando é muito forte. Originalmente começaram por ser utilizados pelas emissoras de rádio para prevenir distorções quando o locutor se aproximasse muito do microfone, e para manter o nível de volume consistente. Entretanto alguns músicos criativos descobriram que um compressor pode soar bem como efeito para as vozes e instrumentos musicais. Vamos mostrar os controlos principais de um compressor:
Threshold – Este controlo define o ponto em que é ativada a redução automática de volume. Enquanto a intensidade de entrada for menor ao ponto definido neste controlo o compressor não é ativado. Quando a entrada do sinal ultrapassa o ponto definido no threshold o compressor é ativado para reduzir o volume do sinal.
Attack time – Este controlo corresponde à rapidez com que o volume é reduzido uma vez que excede o threshold. Se for muito lento, então uma curta explosão de música alta pode passar e possivelmente causar distorção. Então quando se utiliza um compressor como ferramenta para proteger os excessos normalmente utiliza-se um tempo de ataque rápido.

Compression Ratio – Isto indica a quantidade de sinal que vai ser reduzida se o som ultrapassar o threshold. Por exemplo um rácio 2:1, indica que por cada 2dB que o sinal ultrapassar o threshold só sairá do compressor 1 dB. Um rácio 5:1 por exemplo indica que por cada 5 dB que ultrapassem o threshold só um sairá, reduzindo 4 dB ao sinal.
Makeup Gain – como o compressor pode apenas reduzir o volume quando o sinal de entrada é muito forte, o Makeup gain (Output volume) trás o áudio comprimido de volta para um nível aceitável.
Alguns compressores também contém o controlo Knee, que afeta apenas os sinais que estão à volta do nível threshold. Com uma configuração “hard knee”, os sinais abaixo do threshold não são comprimidos de forma alguma, e assim que excedem o threshold, o ganho repentinamente começa a ser reduzido pela quantidade exata que esse rácio dita. Um “soft knee” trabalha de forma diferente. Assim que o nível se aproxima de threshold é reduzido suavemente,e a redução aumenta gradualmente até que o nível ultrapasse o threshold. Estes são os componentes principais de um compressor, vários compressores têm mais alguns funções próprias de cada um, mas estas estarão em principio em todos.
Tag:produção musical, tutorial