
Como criar um refrão com energia
Last Updated on 17 Setembro, 2014 by
Refrões que sejam chatos, em quase todas as situações, têm um problema com a variação da melodia. De repente pode deparar-se com a situação quando compõe a sua música, em que o verso soa bem, mas o refrão parece ter falta de energia. Pode ser difícil encontrar a causa do problema, mas quase sempre é devido a problemas da variação melódica. Essa falta de energia torna-se aborrecida para o ouvinte. A boa notícia é que a solução normalmente é relativamente fácil. Aqui estão os pontos que deve considerar quando achar que o refrão tem pouca energia:
- Compare a variação melódica do verso e do refrão. Pegue num papel e anote qual a nota mais grave e qual a nota mais aguda do verso. Depois faça o mesmo para o refrão. Deverá notar uma diferença distinta. A melodia do refrão deve estar num registo mais agudo que o verso. Ouça “Someone Like You” da Adele para ter uma boa demonstração deste princípio. Existem algumas excepções em que na verdade o refrão é mais grave, mas será mais difícil.
- Mova a melodia para mais agudo. À medida que a música progride, consegue um bom efeito se as melodias se forem tornando mais agudas.
- Encontre o momento climático. Todas as secções de uma música terão um momento climático – uma nota mais aguda normalmente – que recebe a maior parte da atenção. O momento climático no refrão deve ser a nota mais aguda de toda a música. Ocasionalmente a nota mais aguda da ponte será ainda mais aguda que a do refrão, no entanto o momento climático do refrão deve oferecer uma satisfação musical considerável ao ouvinte.
Tratar destes três pontos já deverá resolver os seus problemas quando à sua composição de músicas “chatas”. Não se esqueça, para saber se a sua música tem problemas a serem resolvidos utilize os seus ouvidos. Estes são o melhor juiz e a melhor avaliação que pode ter.