
Desmistificando os modos gregos 2/15: Conhecimento essencial para começar
Last Updated on 8 Abril, 2019 by Ricardo Frade
No artigo anterior vimos a introdução. Antes de começar na sua nova aventura modal, precisa de saber algumas bases. Assegure-se que não começa esta série de artigos antes de saber os assuntos que irei citar, se não a sua jornada vai ser bastante mais difícil e honestamente, talvez ainda não esteja preparado para utilizar os modos gregos. Então veja esta lista e só prossiga se já souber.

Teoria básica
Precisará de saber como a escala maior é montada. Estaremos a relacionar cada modo ao campo harmónico para falarmos das características de cada modo, então isto é muito importante. Também precisa de saber os sustenidos e bemóis encontrados em diferentes tons. Isto irá ajudar a encontrar o CH e trabalhar com as notas em qualquer modo. Também precisa de saber como os acordes são montados e como podem ser alterados para formar novos acordes. Isto porque os modos são tocados em cima de acordes, e sem entender a harmonia criada pelos acordes não estará apto para utilizar os modos! Também deve estar familiarizado com a Sequência de acordes diatónicos da escala maior, no entanto vamos falar disto no próximo artigo. Se ainda não sabe nada disto pode adquirir o nosso e-book Teoria Musical Fundamental, onde estes conceitos são explicados (e muitos mais).
Aptidões práticas
Se você toca guitarra precisa de saber pelo menos um formato da escala maior, mas será bastante melhor se souber os cinco formatos. E não apenas tocá-los de cima para baixo, mas estar apto a utiliza-los. Se ainda não estiver aconselhamos vivamente a investir algum tempo a aprender a escala maior antes de começar a entrar nos modos gregos. Para ver as posições da escala maior na guitarra clique aqui.
Se não consegue utilizar a Escala Maior para improvisar então para já não vale a pena tentar os modos gregos. Também é uma boa ideia saber as notas no braço da guitarra, pelo menos encontrar as notas facilmente.
Veja o próximo artigo Sequências de Acordes Diatónicos.