
Problemas Eletroacústicos: Ruído
Last Updated on 31 Março, 2019 by Ricardo Frade
Para além do ruído existente em todo lado, existe um ruído que é gerado electricamente e que afecta os sinais eléctricos que são transmitidos. Embora existam diversas causas para o aparecimento destes tipos de ruído, a poluição electromagnética é provavelmente uma das mais importantes.
Hoje em dia, são inúmeras as fontes de poluição electromagnética: telemóveis, transmissão de rádio, distribuição de rede eléctrica, computadores, aparelhos eléctricos, ambientes industriais, etc. Essa poluição acaba por ser parcialmente captada pelos cabos e pelos componentes eléctricos, que funcionam quase como antenas. A melhor forma de redução deste tipo de ruído é através de soluções de shielding e boas ligações de terra.
Normalmente o ruído gerado nos equipamentos audio é independente do sinal, ou seja, o ruído é o mesmo quer o sinal audio seja forte, quer seja fraco. Obviamente que nestas condições o ideal é tentar que o sinal seja o mais forte possível, para que o estrago provocado pelo ruído seja o menor possível.
Como tal, mais importante do que medir o ruído, é medir a sua influência em relação ao sinal. Isso é feito através do SNR (signal-to-noise ratio), que compara o sinal com o ruído. Quanto maior o SNR (que aparece em dB), melhor. Por exemplo, um aparelho com um SNR de 70 dB consegue, nas melhores condições, que o ruído criado internamente seja 70 dB abaixo do sinal audio.