Back

Qual Guitarra (ou violão/viola) Devo Comprar?

Qual guitarra devo comprar? Se vais comprar a tua primeira guitarra (ou viola/violão como lhe queiras chamar), com certeza já ficaste na dúvida sobre qual escolher. Primeiro temos de conhecer os três tipos de guitarra principais. A guitarra elétrica, a guitarra acústica e a guitarra clássica. Um erro muito comum é escolher primeiro comprar a guitarra clássica porque é “mais fácil” de tocar. Isto é um erro e já vou explicar o porquê. Primeiro vamos ver as características básicas de cada uma das guitarra.

Guitarra Elétrica

A guitarra elétrica consiste numa guitarra de corpo de madeira maciço, cordas de aço, e captadores para captar o som da vibração das cordas. Esta guitarra necessita de um amplificador para conseguirmos ouvir o som das notas de forma expressiva. A guitarra elétrica é a mais confortável de tocar entre as três, normalmente apertar as cordas é mais fácil nesta guitarra.

Guitarra Acústica

A guitarra acústica consiste num corpo de madeira oco que serve como caixa de ressonância, tem cordas de aço e um braço mais estreito que a guitarra clássica. Por conseguinte as cordas estão mais próximas umas das outras. Por ter o corpo oco, não necessita de amplificador pois o corpo da guitarra já produz o som. No entanto é possível comprar uma guitarra semi-acústica que vêm com a possibilidade de ligar a um amplificador ficando então com o som mais volumoso. Por ter cordas de aço, o seu som é mais brilhante, sendo utilizada em estilos como pop, pop-rock, rock acústico e na maioria dos estilos de música populares.

Guitarra Clássica

A guitarra clássica também tem um corpo de madeira oco, tem cordas de nylon, um braço mais largo que a guitarra acúsica e em conseguinte as cordas estão mais afastadas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as cordas mais grossas da guitarra clássica não são de aço! São cordas de nylon com um revestimento que pode ser de bronze, bronze fosforozo, cobre prateado, entre outros. Por serem cordas de nylon, esta guitarra tem um som mais meloso, muito utilizado em estilos eruditos e flamenco.

Agora que sabemos as principais características das guitarras, vamos lá ver qual se adequa mais para ti. O principal dilema entre os compradores é escolher entre uma clássica e uma acústica. Acontece que infelizmente muitas pessoas são aconselhadas, até por maus profissionais, a comprar uma guitarra clássica para “habituar” os dedos e depois passar para a acústica.

Isto porque no início quando estamos a aprender a tocar guitarra, vai doer-nos a ponta dos dedos que terão de ganhar um pequeno calo. Isto é absolutamente normal e é apenas uma pequena fase de adaptação. O que acontece é que se comprares uma guitarra clássica apenas para “habituar” os dedos, quando comprares uma guitarra acústica terás de passar por esse processo novamente. Os teus dedos não calejarão o suficiente com uma guitarra clássica. Desta forma gastarás dinheiro sem necessidade, a não ser que seja mesmo a guitarra clássica que queres.

Como saber qual a guitarra para mim?

Terás de fazer estas perguntas a ti próprio:

  1. Qual o tipo de música que quero tocar?
  2. Que tipo de uso quero dar à guitarra?
  3. Qual o som que me agrada?

Vamos lá então responder a estas perguntas:

  1. Se queres tocar música como Metal, Rock pesado, em que necessitas de uma guitarra ditorcida, efeitos e etc, terás de ir para a guitarra elétrica. Se por outro lado desejas tocar apenas música pop, mais estilo acústico vai para a acústica cordas de aço. Se queres tocar música erudita, flamenco, mpb ou outro estilo que utilize mais a guitarra clássica (também deves pesquisar o estilo musical e ver qual é a guitarra utilizada) deves ir para a guitarra clássica.
  2. O tipo de uso: Por exemplo, se queres tocar acordes de acompanhamento nas músicas mas também gostas de fazer solos e queres investir nisso aconselho a guitarra elétrica, pois é a mais versátil das três. Se apenas queres tocar uns acompanhamentos principalmente acústico vais para a guitarra acústica (Atenção: Na guitarra acústica também tocamos solos, no entanto normalmente não se utiliza efeitos e é um pouco mais difícil de os executar). Se vais tocar acompanhamento e melodia em simultâneo como na música clássica então talvez a clássica seja o melhor.
  3. Por fim, escuta o som das três guitarras e decide qual gostas mais. Isso é o mais importante, pois o que consegues fazer com uma também conseguirás com outra, o timbre é que muda.

Espero que estas ideias te ajudem a comprar a guitarra ideal para ti. Diz-me nos comentários qual pretendes comprar. =)

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.