
Escala Pentatónica Dominante
Last Updated on 6 Julho, 2020 by Ricardo Frade
O que é a escala pentatónica dominante?
Provavelmente já conheces as duas escalas pentatónicas mais conhecidas, a escala pentatónica menor e maior. Sendo assim vamos conhecer então uma escala bastante útil mas que também gera muitos mal entendidos. Esta escala é também conhecida como pentatónica mixolídia. Contem as 4 notas de um acorde dominante (1-3-5-b7) com uma nota suplementar, a 2ª, que pode ser vista como a 9ª formando desta forma um arpejo dominante com 9ª (1-3-5-b7-9).
Escala pentatónica dominante de Sol: G-A-B-D-F
Fórmula: 1-2-3-5-b7
Comparação com o modo mixolídio
A escala pentatónica dominante é uma escala pentatónica modal que se origina quando removemos duas notas do modo mixolídio. As duas notas removidas são a quarta e a sexta. Esta escala é uma ótima escolha para improvisar em cima de um acorde dominante quando queremos focar na 9ª.
Comparação entre o modo Mixolídio e a escala pentatónica dominante
Modo Mixolídio | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | b7 |
Escala Pentatónica dominante | 1 | 2 | 3 | X | 5 | X | b7 |
Comparação com a escala maior
É importante não confundir a escala pentatónica dominante com a escala pentatónica maior que contém uma sexta maior (6) ao invés da sétima menor (b7).
Escala pentatónica maior | 1 | 2 | 3 | 5 | 6 |
Escala pentatónica dominante | 1 | 2 | 3 | 5 | b7 |
Formatos (desenhos) da escala pentatónica dominante
Podes estes dois formatos comuns nesta escala:

Como aplicar a escala pentatónica dominante?
Esta escala é uma ótima escolha para ser tocada em cima do acorde dominante de uma tonalidade. Por exemplo, imagina a seguinte progressão de acordes:
Am – F – C – E7
Uma forma simples poderia ser tocar a escala pentatónica de lá menor nos acordes Lá menor, Fá maior e Dó maior. No momento que entra o acorde de Mi com sétima dominante, utilizaríamos a escala pentatónica dominante de Mi.
Outra opção seria tocar a pentatónica dominante de cada acorde de uma progressão de blues por exemplo:
A7 – D7 – E7
Poderíamos então tocar a escala pentatónica dominante de Lá durante esse acorde, a de Ré e depois a de Mi. Dedica algum tempo a esta escala e tenta aplicar seguindo estes conselhos. Comenta e diz-me o que achaste.
1 Comentário
Sensacional dua explicação! Muito obrigado! Me ajudou bastante a entender a aplicação desta escala.
Gratidão eterna!