Back

Escala Pentatónica Dominante

O que é a escala pentatónica dominante?

Provavelmente já conheces as duas escalas pentatónicas mais conhecidas, a escala pentatónica menor e maior. Sendo assim vamos conhecer então uma escala bastante útil mas que também gera muitos mal entendidos. Esta escala é também conhecida como pentatónica mixolídia. Contem as 4 notas de um acorde dominante (1-3-5-b7) com uma nota suplementar, a 2ª, que pode ser vista como a 9ª formando desta forma um arpejo dominante com 9ª (1-3-5-b7-9).

Escala pentatónica dominante de Sol: G-A-B-D-F
Fórmula: 1-2-3-5-b7

Comparação com o modo mixolídio

A escala pentatónica dominante é uma escala pentatónica modal que se origina quando removemos duas notas do modo mixolídio. As duas notas removidas são a quarta e a sexta. Esta escala é uma ótima escolha para improvisar em cima de um acorde dominante quando queremos focar na 9ª.

Comparação entre o modo Mixolídio e a escala pentatónica dominante

Modo Mixolídio123456b7
Escala Pentatónica dominante123X5Xb7

Comparação com a escala maior

É importante não confundir a escala pentatónica dominante com a escala pentatónica maior que contém uma sexta maior (6) ao invés da sétima menor (b7).

Escala pentatónica maior12356
Escala pentatónica dominante1235b7

Formatos (desenhos) da escala pentatónica dominante

Podes estes dois formatos comuns nesta escala:

Como aplicar a escala pentatónica dominante?

Esta escala é uma ótima escolha para ser tocada em cima do acorde dominante de uma tonalidade. Por exemplo, imagina a seguinte progressão de acordes:

Am – F – C – E7

Uma forma simples poderia ser tocar a escala pentatónica de lá menor nos acordes Lá menor, Fá maior e Dó maior. No momento que entra o acorde de Mi com sétima dominante, utilizaríamos a escala pentatónica dominante de Mi.

Outra opção seria tocar a pentatónica dominante de cada acorde de uma progressão de blues por exemplo:

A7 – D7 – E7

Poderíamos então tocar a escala pentatónica dominante de Lá durante esse acorde, a de Ré e depois a de Mi. Dedica algum tempo a esta escala e tenta aplicar seguindo estes conselhos. Comenta e diz-me o que achaste.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.