
Postura da mão esquerda na guitarra
Last Updated on 16 Outubro, 2019 by Ricardo Frade
Já que a sua mão esquerda irá fazer a maior parte do trabalho difícil quando tocar, é importante desenvolver um técnica suave que o permita tocar as notas com o mínimo esforço e uma máxima economia de movimento. Guitarristas contemporâneos podem aprender muito com os amigos guitarristas clássicos cuja a arte foi desenvolvida por um longo período. A técnica da mão esquerda dos guitarristas clássicos tem sido aperfeiçoada por centenas de anos. Uma coisa é certa – se você não fizer um esforço consciente para desenvolver uma boa técnica na mão esquerda, poderá juntar-se aos milhares de guitarristas que têm de re-aprender esta técnica para alcançar o nível seguinte.
Um guitarrista profissional consegue tocar fazendo parecer fácil e sem esforço; isto não acontece por terem um dom especial, mas porque passaram anos a aperfeiçoar a sua técnica.
Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.
Posição do polegar

É importante manter o seu polegar atrás do braço da guitarra; alguns guitarristas ocasionalmente utilizam o polegar para abafar a sexta corda, mas mantê-lo nessa posição permanentemente irá colocar pressão desnecessária na mão esquerda.
Ângulo dos dedos

Assegure-se que a ponta de cada dedo toca corda directamente sobre a mesma, e num angulo de 90º (para evitar tocar noutras cordas). Também é importante tocar a nota perto do traste para evitar notas mal tocadas.
Manter os dedos perto das cordas
Ao manter os seus dedos sobre as cordas, estará apto para tocar as notas mais fácil e rapidamente, com menos movimento (isto é particularmente difícil com o dedo mindinho no inicio). Tente não afastar muito os dedos quando não está a tocar nenhuma nota.
Dica: Tente manter o seu polegar a apontar para cima atrás do braço da guitarra e os restantes dedos sempre sobre as cordas.




