Como ler tablaturas

10 Maio, 2014 Guitarra 1307 Visualizações

Neste artigo vamos aprender como ler tablaturas. Uma tablatura, é um sistema de notação musical simplificado largamente utilizado na guitarra. A história da tablatura data ao período do renascimento (1400-1600) quando era utilizada para anotar música para alaúde. Hoje em dia podem ser encontradas em publicações de guitarra por todo o mundo – existem inclusive sites dedicados exclusivamente a tablaturas. O primeiro exemplo mostra-nos 6 linhas. As 6 linhas representam as 6 cordas da guitarra começando pela mais grossa, Mi, a linha de baixo. Para ler tablaturas tudo o que precisa de fazer é traduzir os números das casas na corda certa.

Como ler tablaturas

Ex1:

Como ler tablaturas
No primeiro exemplo as primeiras duas notas são a 6ª corda solta (0) que é a nota Mi seguida da terceira casa na sexta corda (3) nota Sol – é tão simples quanto isto! As notas que são tocadas em simultâneo aparecem em “pilha” como mostra no fim do exemplo 1, onde indica para tocar-mos a terceira corda solta e a quarta corda solta juntas.

Como ler tablaturas – Ritmo

A tablatura, assim como qualquer outra coisa que foi simplificada, tem as suas limitações;  a falta do ritmo e da indicação da digitação torna a tablatura um pouco superficial. Para remediar este problema uma pauta convencional de partitura é por vezes adicionada em cima da tablatura. Para não confundirmos o leitor com demasiada informação, apenas a notação rítmica foi utilizada.

Ex2:

Como ler tablaturasSe um ponto for colocado em frente da nota, esta é aumentada em metade do seu valor.

Assim como as notas, temos as pausas correspondentes.

Ex3:

Como ler tablaturasEste tipo de notação é muito utilizada na música contemporânea onde as partes de guitarra não contêm mais que o símbolo do acorde escrito em cima do ritmo. As “notas” são caracteres adaptados da notação padrão, a diferença é a forma da nota, e como são colocadas na pauta. O exemplo 4 é o mesmo que o exemplo 1, mas com o ritmo adicionado.

Ligadura

A ligadura é uma linha curva que conecta duas notas musicais. A função deste símbolo é somar as durações das notas musicais. Assim sendo se tivermos duas semínimas conectadas com a ligadura estas passam a ser tocadas como uma só nota com a duração de duas batidas, visto que cada uma tem a duração de uma batida.

Ex4:

Ligadura

Ex5:

Ler tablaturas

Direção da palhetada
Ler tablaturasO primeiro símbolo indica que tocamos de baixo para cima e o segundo tocamos de cima para baixo.

Agora você já sabe como ler tablaturas. Estas informações de notação musical podem ser mais aprofundadas nos nossos tutoriais de notação musical. Pode ver aqui como funciona a duração das notas musicais, e as sua pausas.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!