
Mais acordes
Last Updated on 11 Maio, 2014 by
Nesta aula veremos os dois acordes maiores abertos restantes e mais dois acordes menores. O termo aberto serve para indicar acordes que utilizam cordas soltas (acordes no qual fazem parte notas tocadas nas cordas sem ser tocada nenhuma casa). O termo aberto simplesmente distingue este tipo de acordes dos acordes movíveis que não contém cordas soltas (veremos mais sobre isto noutra aula).
Na aula três primeiros acordes vimos os acordes de Sol maior (G), Dó maior (C) e Ré maior (D). Ao adicionar a estes acordes os acordes de Mi maior (E) e Lá maior (A), saberá cinco acordes muito importantes – as cinco formas abertas dos quais todos os outros acordes derivam. E como se não bastasse irá também adicionar ao seu conhecimento os acordes de Mi menor (Em) e Lá menor (Am). Os acordes menores em cifra são escritos com um “m” em frente da letra do acorde.
Mi maior (E)
| Preste especial atenção se a nota que está a tocar na terceira corda não está a ser abafada pelo seu dedo 3. Não se esqueça de utilizar a ponta dos seus dedos para tocar as notas.   
 
 
 
 
 
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Lá maior (A)
| Este acorde pode ser um pouco mais complexo por utilizar três dedos na mesma casa. Utilize o polegar para abafar a sexta corda como vê na imagem. Isto não é considerada a postura mais correta no entanto quase todos os guitarristas o fazem porque de facto resulta bastante bem.   
 
 
 
 
 
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Mi menor (Em)
| Este formato é quase igual ao de Mi maior, apenas sem o dedo 1. Assegure-se que a terceira corda se ouve bem pois é esta a nota que diferencia o acorde de Mi maior do acorde de Mi menor.   
 
 
 
 
 
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Lá menor (Am)
| Este formato é igual ao acorde de Mi maior mas uma corda mais abaixo. Assim como no acorde de Lá maior utilize o seu polegar para abafar a sexta corda.   
 
 
 
 
 
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