
Padrões Rítmicos básicos (Strumming)
Last Updated on 11 Maio, 2014 by
Neste momento já deverá ter memorizado os acordes de Sol maior, Dó maior e Ré maior, se ainda não os decorou volte à aula 9. Já deverá estar farto de apenas trocar os dedos entre acordes. Ao aplicar batidas com a palheta poderá adicionar algum ritmo a esses acordes e torná-los bastante mais interessantes. Provavelmente já viu vários guitarristas a tocar os ritmos antes e pensou que parecia fácil mas, como tudo na guitarra, isto envolve coordenação, e pode ser um pouco complicado de início.
O lado positivo é que uma vez que esteja apto a tocar os ritmos, a sua forma de tocar começará a soar muito mais profissional e você estará apto a impressionar os seus amigos. Cada exemplo está escrito no acorde de Sol maior, porque este acorde utiliza as seis cordas da guitarra, assim pode concentrar-se única e exclusivamente no ritmo da sua mão direita. Uma vez que consiga tocar estes exemplos à vontade, com um ritmo constante, tente adicionar os acordes de Dó maior e Ré maior – lembre-se de tentar não tocar as cordas que não fazem parte do acorde. Os exemplos em áudio são um exemplo, mas toque mais lentamente se não conseguir acompanhar, e lembre-se de marcar sempre o tempo com o seu pé como se fosse um metrónomo.
Ritmo 1
Este ritmo utiliza apenas colcheias utilizando batida alternada (para baixo e para cima). Repare que quando a batida é dada de cima para baixo, essa batida vai de encontro ao tempo (1,2,3,4) e quando é dada para cima vai de encontro ao contra-tempo (e).
Dica: É importante manter o seu pulso relaxado – não permita que este fique tenso.
Ritmo 2
Mantenha a sua mão direita em constante movimento para cima e para baixo como um pendulo. A palheta não entra em contacto com as cordas nas batidas 1, 2, e 4.
Ritmo 3
Este ritmo utiliza uma ligadura o que o torna mais difícil. Mas não se preocupe, comece devagar e assegure-se que mantém o ritmo constante.
As duas barras que vê no final e no inicio do compasso com dois pontos significa repetição. Então deve repetir tudo o que está dentro desse espaço.