
4 coisas que os guitarristas temem
Last Updated on 24 Fevereiro, 2015 by
Adivinhe: qual é uma das principais razões que previne uma pessoa de se tornar um melhor guitarrista? Falta de talento? Não. Não passar tempo suficiente a praticar? Não. A resposta é o MEDO (nas suas várias formas). Inúmeros guitarristas passam anos sem ter um verdadeiro progresso no seu instrumento devido aos seus medos (irracionais) que criam verdadeiras barreiras mentais e dos quais não conseguem se livrar. Para acelerar o processo de se tornar um melhor guitarrista, você deve quebrar essas barreiras identificando e superando os medos que as criam. Aqui vão os medos mais comuns que os guitarristas experimentam e como pode superá-los.
Medo de falhar
Muitos guitarristas metem-se no caminho do fracasso porque falsamente assumem que não têm o que é necessário para alcançar objetivos ambiciosos na música. Se você tem medo de falhar no seu desejo de aprender a tocar da forma que quer, irá acontecer o seguinte:
- Você começa a sabotar-se definindo objetivos que acredita serem “realísticos” para si em vez de definir objetivos que você quer realmente alcançar.
- Você começa a desperdiçar o tempo de treino tocando coisas que estão na sua zona de conforto e evita tocar/praticar coisas que devia estar a praticar.
- Como definiu objetivos limitados para si, você irá (na melhor das hipóteses) ficar apenas próximo do seu verdadeiro potencial musical. Contudo, o mais provável é que acabe por desistir assim que enfrente um obstáculo no seu progresso, acreditando simplesmente que não é dotado o suficiente para aprender guitarra.
Ironicamente, o “medo” de falhar move-o na direção do fracasso. Para superar o medo de falhar e fazer progresso como guitarrista damos estes conselhos:
- Foque-se no resultado final que deseja alcançar nas suas capacidades musicais.
- Entenda que os desafios são inevitáveis no processo de alcançar um objetivo. Ao mesmo tempo, saiba que todo o desafio pode ser completamente vencido. Se continua a debater-se com alguma coisa na guitarra por muito tempo, a conclusão correta não é “falta de talento”, é simplesmente a forma com que está a abordar o problema ser ineficaz. Altere a forma como está a abordar o problema e tenha outro retorno.
- Determine exatamente quais os objetivos que deseja alcançar, faça um plano específico para atingir esses objetivos e não pare até que se tenha tornado no guitarrista que quer ser.
Você terá mais facilidade em vencer este medo e atingir os seus objetivos se tiver um professor que o ajude a determinar a melhor forma de alcançar esses objetivos.
Medo de ser demasiado “velho” para se tornar um guitarrista
Todos os anos, vemos várias pessoas com medo de ser “demasiado tarde” para começar a tocar porque os seus guitarristas preferidos começaram muito mais cedo ou porque não começaram numa idade precoce. Estas pessoas acreditam erradamente que não têm hipóteses de atingir o potencial dos seus guitarristas favoritos, fazendo com que nem tentem fazer as coisas que deveriam para lá chegar.
Os guitarristas não falham devido à sua idade. Idade é apenas um número. Você apenas falha quando não se compromete em fazer as coisas necessárias para atingir a excelência. Em vez de criar uma barreira arbitrária chamada “idade”, foque-se nas capacidades que tem de desenvolver para atingir o seu máximo potencial, aprendendo como praticar essas capacidades e fazendo da guitarra uma prioridade na sua vida. Ao praticar consistentemente o que tem de ser praticado para alcançar os seus objetivos, você irá aprender a tocar qualquer coisa que deseje na guitarra, independentemente da sua idade.
Medo de ser criticado

Muitos guitarristas têm medo de ter as suas capacidades criticadas e não avançam temendo ser colocados numa situação onde se possam “sentir mal” em relação a tocar. O medo da crítica afeta até os guitarristas avançados que têm medo de lançar a sua música temendo serem julgados. Isto é verdadeiramente triste porque na maioria dos casos os guitarristas já são muito bons músicos. Para superar este medo aconselhamos:
- Entenda que a única forma de crescer como músico é colocar-se em situações onde está desconfortável e é desafiado a melhorar. Todos os bons guitarristas passaram por este processo.
- Entenda que a perfeição é algo a perseguir, mas também é algo que nunca é alcançado. Cometer erros faz parte do processo de crescimento e só se tornará um melhor guitarrista quando aceitar isso. Em vez de evitar o erro, dê-lhe as boas vindas como uma oportunidade de perceber como se pode tornar um melhor guitarrista e crescer como músico.
- Torne-se consciente das suas fraquezas e tome ações consistentes para melhorar nessas áreas.
Medo de tocar em frente de outras pessoas
Um dos medos mais incapacitantes que pode ter como guitarrista é o medo de tocar em frente de outras pessoas. Você pode conseguir tocar algo na “perfeição” enquanto está sozinho, mas quando outras pessoas estão a ver, você não consegue tocar de todo, e tem brancas. Pior de tudo, quando você tem medo de tocar em frente de outras pessoas, você vai evitar fazê-lo – fazendo com que perca experiências valiosas para o seu crescimento musical, como tocar com outros músicos, ou atuar em palco.
Para ultrapassar este medo, tem de largar a crença irracional que as pessoas estão “a troçar de si” ou que lhe estão a julgar negativamente se cometer um erro. Na verdade, as pessoas que lhe ouvem não estão normalmente a pensar em si, estão a pensar em si mesmas. Estão a pensar em como gostariam de ter o talento que você tem, ou a coragem para tocar em frente das outras pessoas. A maioria nem irá reparar se cometer um erro a menos que você o explicite e aponte para ele.
Em vez de se preocupar sobre os pensamentos negativos que os outros “possam” ter sobre você enquanto toca, pense que sempre que toca em frente de outras pessoas é uma oportunidade de praticar as suas capacidades de atuação em vez de uma oportunidade “tudo ou nada” para tocar perfeito.