Back

Improvisar na guitarra com os tons do acorde – uma dica preciosa

À medida que avança na sua jornada como guitarrista, existem alguma observações que irá constatar com o passar do tempo. Ao longo dos anos, e depois de aprender vários solos de guitarra, há uma coisa que se torna bastante clara. A maioria dos guitarristas utiliza as notas do acordes durante os seus solos. Improvisar na guitarra com os tons do acorde.

O que é improvisar com os tons do acorde?

É exatamente como o nome diz. Utilizar predominantemente as notas que fazem parte do acorde que está a tocar na harmonia, no seu solo. Então, se estiver a improvisar em cima de um acorde de Dó maior: As notas de Dó maior são – Dó, Mi e Sol. Então se está a improvisar quais as 3 notas no braço da guitarra que irão sempre soar bem? Exato, Dó, Mi e Sol.

Para os mais avançados que possam estar a perguntar “Bem mas isso não é apenas um arpejo?”, a resposta é sim. Na verdade, acredito que os arpejos são melhor utilizáveis que os formatos de escalas para os iniciantes no improviso. Mas isso é discussão para outro artigo.

Então como utilizar?

Vamos imaginar a seguinte progressão de acordes:

| Dó / / / | Sol / / / | Ré menor / / / | Dó / / / |

Esta progressão de acordes está em Dó maior, então teoricamente qualquer nota da escala de Dó maior funciona bem em cima da progressão. Aqui estão as notas de Dó maior numa região do braço da guitarra.

Escala de dó maiorContudo, para esta abordagem de notas do acorde, em cima do acorde de Dó maior queremos enfatizar as notas Dó, Mi e Sol. Para o acorde de Sol maior queremos enfatizar as notas Sol, Si e Ré. Para o acorde de Ré menor queremos enfatizar as notas Ré, Fá e Lá. Todas estas notas estão dentro da escala de Dó maior.

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

À medida que os acordes vão sendo tocados estas notas da escala devem ser “aparecer” na sua mente. Estas notas irão sempre soar bem no inicio, ou ainda mais importante, no fim das suas frases. Aqui vai a mesma escala mas com as notas de cada acorde destacadas. São estas notas que devem ser enfatizadas em cada acorde.

Dó maior

Notas Dó maiorSol maior

Notas Sol maiorRé menor

Notas Ré menorEntão porque não poupar tempo e utilizar simplesmente a escala de Dó maior para os três acordes? Claro que pode fazer isso, essa é uma abordagem muito mais fácil. Mas é por isso que a maioria dos guitarristas tocam dessa forma. Isto dá trabalho não apenas de aprender um formato de escala; mas aprender como cada acorde está dentro da escala. É este “trabalho” que dá acesso à criação de ótimas melodias que tanto procuramos. Se quer fazer um favor a si mesmo, faça isto: Não procure atalhos! Enfrente o esforço que tem pela frente e chegará lá mais rápido.

Mudar conscientemente de notas, com os acordes a tocarem, exige muito treino. Mas acredite, irá melhorar bastante a partir do momento que aborde o improviso ou composição desta forma. A primeira vez que tentar irá pensar “isto é demasiado difícil” e muitos irão desistir. Mas aviso-o, para o bem do seu talento, e para o bem de todos os que lhe irá ouvir, vá em frente. Vai ficando mais fácil à medida que o tempo for passando com treino consistente.

Esta é a única forma de improvisar? Claro que não. Mas certamente é uma capacidade que separa um bom guitarrista de um guitarrista de excelência!

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ao adquirires o Curso de Guitarra - Nível Iniciante e o Intensivo de Ritmos na Guitarra oferecemos-te o segundo. Adiciona os dois ao carrinho e aplica o código HTYUX no checkout!

Aplicar cupão