
Exercícios de agilidade para guitarra: Hammer on & Pull Off
Last Updated on 5 Agosto, 2014 by
Neste artigo vamos mostrar mais alguns exercícios para melhorar a sua técnica na guitarra. Pessoalmente considero estes exercícios dos mais eficazes no que se refere à mão esquerda (ou direita para canhotos). Estes exercícios não são complexos, aliás eu aconselho qualquer aluno começar a fazê-los no inicio de cada sessão de treino, no entanto são exercícios que continuam a ser eficazes para guitarristas de qualquer nível. Sendo assim estes são sequências de Hammer on e pull off’s e irão desenvolver a força, precisão e agilidade dos dedos, sendo um exercício muito completo.
A lógica é simples, cada exercício tem uma combinação de dedos (indicador e dedo médio ou indicador e anelar por exemplo) e você vai fazer o que está escrito na tablatura mas vai continuar por todo o braço da guitarra e volta, só depois avança para outra combinação. Pegue num metrónomo e anote a velocidade em todas as sessões de treino, vá aumentando a velocidade à medida que o seu som fica perfeitamente limpo numa velocidade. Se fizer isto todos os dias de 15 a 20 minutos, vai notar resultados expressivos na sua técnica geral num curtíssimo espaço de tempo. Vamos lá…
Indicador e dedo médio
Neste exercício toca uma nota com o indicador e martela com o dedo médio a segunda nota. Baixa uma corda e faz o mesmo, vá até à primeira corda e volte. Depois suba uma casa e repita, faça isto até pelo menos à 12º traste e volte.
Indicador e anelar
O mesmo processo mas agora com o indicador e o anelar.
Indicador e mindinho
Para tornar mais completo o exercício utilize também as combinações: dedo médio e anelar, dedo médio e mindinho, anelar e mindinho. Agora vamos juntar os pull off‘s. Você agora vai tocar a primeira nota com a palheta, a segunda com um hammer on e depois pull off.
Combinação 1-2-1
Combinação 1-3-1
Combinação 1-4-1
Combinação 2-3-2
Combinação 2-4-2
Combinação 3-4-3
Garantidamente estes são exercícios a adicionar à sua rotina se pretende aumentar a sua técnica na guitarra. Experimente ficar um mês com eles e depois diga-nos como correu. Veja mais: