fbpx

Exercícios de agilidade para guitarra: Hammer on & Pull Off

Neste artigo vamos mostrar mais alguns exercícios para melhorar a sua técnica na guitarra. Pessoalmente considero estes exercícios dos mais eficazes no que se refere à mão esquerda (ou direita para canhotos). Estes exercícios não são complexos, aliás eu aconselho qualquer aluno começar a fazê-los no inicio de cada sessão de treino, no entanto são exercícios que continuam a ser eficazes para guitarristas de qualquer nível. Sendo assim estes são sequências de Hammer on e pull off’s e irão desenvolver a força, precisão e agilidade dos dedos, sendo um exercício muito completo.

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

A lógica é simples, cada exercício tem uma combinação de dedos (indicador e dedo médio ou indicador e anelar por exemplo) e você vai fazer o que está escrito na tablatura mas vai continuar por todo o braço da guitarra e volta, só depois avança para outra combinação. Pegue num metrónomo e anote a velocidade em todas as sessões de treino, vá aumentando a velocidade à medida que o seu som fica perfeitamente limpo numa velocidade. Se fizer isto todos os dias de 15 a 20 minutos, vai notar resultados expressivos na sua técnica geral num curtíssimo espaço de tempo. Vamos lá…

Indicador e dedo médio

Neste exercício toca uma nota com o indicador e martela com o dedo médio a segunda nota. Baixa uma corda e faz o mesmo, vá até à primeira corda e volte. Depois suba uma casa e repita, faça isto até pelo menos à 12º traste e volte.

Hammer on e pull offIndicador e anelar

O mesmo processo mas agora com o indicador e o anelar.

Hammer on e pull offIndicador e mindinho

Hammer on e pull offPara tornar mais completo o exercício utilize também as combinações: dedo médio e anelar, dedo médio e mindinho, anelar e mindinho. Agora vamos juntar os pull off‘s. Você agora vai tocar a primeira nota com a palheta, a segunda com um hammer on e depois pull off.

Combinação 1-2-1

Hammer on e pull offCombinação 1-3-1

Hammer on e pull offCombinação 1-4-1

Hammer on e pull offCombinação 2-3-2

Hammer on e pull offCombinação 2-4-2

Hammer on e pull offCombinação 3-4-3

Hammer on e pull offGarantidamente estes são exercícios a adicionar à sua rotina se pretende aumentar a sua técnica na guitarra. Experimente ficar um mês com eles e depois diga-nos como correu. Veja mais:

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.