
Posição das mãos no violão ou guitarra acústica
Last Updated on 7 Abril, 2019 by Ricardo Frade
É importante adotar uma boa postura de mãos no violão. Isto irá melhorar a sua execução e pode prevenir lesões a longo prazo.
Conheça o nossos cursos de guitarra clicando aqui.
Mão esquerda
A mão esquerda percorrerá o braço do violão mantendo sempre o polegar atrás, de forma que a ponta desse dedo não seja visível por alguém que esteja à frente do guitarrista.
As cordas devem ser premidas com os dedos bem curvos, excepto quando se fizerem posições com BARRA(pestana), nas quais o dedo indicador premirá as cordas na posição vertical. As unhas devem estar cortadas para os dedos premirem as cordas sem dificuldade.
A posição correta dos dedos, assim como a força empregue para premir as cordas, são de grande importância para obter uma boa sonoridade. A pressão do dedo polegar no braço do violão deve estabelecer o equilíbrio com a pressão dos outros dedos que primem as cordas. Com a prática aprenderá a empregar a pressão mais conveniente.
Mão direita
Coloca-se a mão direita junto à boca do violão, de forma a que o dedo a (anelar) toque na primeira corda, o m (médio) na segunda e o i (indicador) na terceira. Com estes três dedos curvados puxam-se as três primeiras cordas em direcção à palma da mão. Com este movimento as cordas soltam-se e ficam a vibrar produzindo assim o som desejado.
As três primeiras cordas poderão ser tocadas simultaneamente ou uma de cada vez (harpejado), dependendo isto da forma que se deseje fazer o acompanhamento.
As outras três cordas (RÉ – LÁ – MI) tocam-se com o dedo p (polegar) que pressionará uma de cada vez com a parte exterior polposa de falangeta. Se o dedo polegar pulsar a corda apoiando-se na corda inferior seguinte, a pulsação chama-se apoiada, se for feita da corda para o exterior e o dedo ficar sem apoio a pulsação chama-se simples.
Veja tudo o que precisa de saber para tocar guitarra clicando aqui.