
Comprar a guitarra certa para si: Dicas essenciais
Last Updated on 7 Abril, 2019 by Ricardo Frade
É difícil escolher a guitarra certa a comprar, pois existem tantas. Antes de comprar a sua guitarra ou violão fale com amigos, professores e pessoas experientes na área. Para o ajudar mostramos 12 dicas que lhe podem ajudar a decidir, na última dica pode ver algumas marcas de referência.
1 – Estilo
Primeiro pergunte a si mesmo que tipo de música quer tocar?
A – Quer tocar rock, blues ou metal?
B – Quer tocar maioritariamente pop?
C – Quer tocar música clássica?
Se escolher a (A) compre uma guitarra elétrica.
Se escolheu a (B) compre uma guitarra acústica com cordas de aço.
Se escolheu a (C) compre uma guitarra/violão clássica.
2 – Idade
Se está a pensar comprar uma guitarra ou um violão para o seu filho/a (6 a 10 anos) é aconselhável comprar uma guitarra com cordas de nylon. Seria uma guitarra/violão clássica. Cordas de nylon são mais fáceis para os dedos que as cordas de aço, então é melhor para crianças.
3 – Começo
Muitas pessoas têm uma guitarra antiga em casa. Quando começa é uma boa ideia usar ou pedir uma emprestada antes de comprar uma. Tenha umas aulas de guitarra ou de violão para se assegurar que quer continuar. Agora sim já pode comprar uma guitarra mais dispendiosa.
4 – Guitarra elétrica
Está a pensar em fazer ‘barulho’? Compre uma guitarra elétrica. Mas também para sons limpos, ou o som cremoso do blues, continua a ser uma boa ideia. Se quer ter várias possibilidades sonoras, a guitarra elétrica é uma boa aposta. Marcas como a Fender, Epiphone ou Ibanez são sempre uma boa aposta nas guitarras elétricas.
5 – Guitarra acústica (cordas de aço)
As guitarras acústicas com cordas de aço tem um som rico, cheio e natural. Uma guitarra acústica com cordas de aço muito barata normalmente não possui esses atributos.
6 – Violão/Guitarra clássica
A guitarra clássica tem um som mais quente, um som mais doce. Isto tem a ver com as cordas de nylon. Uma boa guitarra clássica é por normal mais barata que uma boa guitarra acústica com cordas de aço.
7 – Escolha o que gosta
Quando sai para comprar uma guitarra use os seus ouvidos. Qual o som que mais lhe agrada. Pode ouvir o que o vendedor tem para dizer mas a última palavra é sua.
8 – Cordas baixas
Procure uma guitarra com as cordas baixas. Isto significa a distancia entre as cordas e os trastes. Quanto menor esta distância mais fácil é tocar. Isto para iniciantes é o melhor.
9 – Explore
Vá a diferentes lojas, leve o seu tempo e experimente o máximo que puder. Aprenda a ouvir e sinta a diferença. Não compre de imediato.
10 – Vantagens
A guitarra elétrica é a mais dispendiosa, ainda mais com o amplificador e pedais opcionais para criar sons únicos. É a mais versátil também. Tem o braço mais fino por norma e as cordas mais encostadas umas às outras o que a torna um pouco mais difícil de tocar que uma guitarra clássica. Guitarra acústica com cordas de aço ou a guitarra clássica não precisam de amplificação. O corpo da guitarra serve como caixa de ressonância. As cordas de aço dão uma beleza incrível ao som. A guitarra clássica tem cordas de nylon o que a torna mais confortável para os dedos. O seu braço á mais largo o que requer um pouco de mais flexibilidade nos dedos.
11 – Desvantagens
Uma guitarra elétrica precisa de extras para tocar. Precisará de amplificador, cabos… A guitarra acústica de cordas de aço é um pouco mais difícil de tocar. A guitarra clássica tem um braço mais largo o que torna o toque mais difícil com mãos pequenas.
12 – Marcas boas
Guitarras elétricas:
Fender (Rock, Blues, Pop)
Gibson (Rock, Blues, Pop)
Ibanez (Rock, metal, pop)
Music man (Rock, pop)
ESP (Metal)
Jackson (Metal)
Gretsch (Rock, Jazz, Blues)
Washburn (Rock)
Rickenbacker (Rock, Blues, Pop)
Paul Reed Smith (Rock, Blues)
Acústicas cordas de aço:
Martin
Taylor
Larrivee
Santa Cruz
Blue Ridge
Lowden
Tekamine
Guild
Guitarras clássicas:
Takamine
Alvarez Yairi
Rodriguez
Ortega
Jose Ramirez
Alhambra