
Como aumentar a produtividade na guitarra
Last Updated on 26 Novembro, 2014 by
Por vezes pode sentir-se estagnado e desejar fazer mais progressos praticando guitarra. Parece existir sempre algo que vem atrapalhar na sua hora de pegar a guitarra e praticar. Ou você se distrai com alguma ideia nova, e essa nova ideia leva-o para outras ideias e não vê progresso na área que deveria realmente estar a praticar.
Uma situação em que isto acontece frequentemente, é quando está a aprender, um lick/solo/música que é realmente desafiador para a sua técnica atual, então você se desmotiva e começa a tocar qualquer outra coisa na qual se sente confortável. Mais uma vez não há progresso. Ou ainda você é distraído por tudo à sua volta e isso resulta numa falta de foco do seu objetivo.
Como pode mudar isto? Defina um limite de tempo para praticar. Se houver um limite de tempo definido, você saberá que não há tempo para a sua mente andar a vaguear em outras coisas. É mais fácil focar-se porque não tem muito tempo para praticar e você quer colocar mãos ao trabalho e praticar aquele lick, solo ou música.
Quando você está ciente do limite de tempo, não pode passar muito tempo no youtube, nem por razões relacionadas ao treino, deixe de se distrair com entrevistas das suas bandas favoritas. Não há nada de errado com a utilização do youtube ou outras ferramentas, mas não o faça agora durante o seu valioso tempo para praticar. Quando pratica, pratica!
Ainda há aquelas situações em que não sente vontade de praticar porque se sente com preguiça, e mais uma vez o limite de tempo ajuda-o porque são apenas alguns minutos. O melhor de tudo é que você começa, pratica e foca-se no que irá conduzir ao progresso. Definir limites de tempo torna-o mais produtivo, aprende mais rápido e dá-lhe um sentimento de conquista após a sessão.
Como dividir o seu tempo
Vamos imaginar que quer praticar durante uma hora. Aqui estão opções para dividir o tempo:
- 2 sessões de 30 minutos cada.
- 2 sessões de 15 minutos e uma sessão de meia hora.
- 4 sessões de 15 minutos cada.
- 6 sessões de 10 minutos cada.
O que praticar
Aqui vão algumas ideias:
- 15 minutos a praticar acordes – 15 minutos de ritmo – 30 minutos a praticar uma música.
- 15 minutos escalas – 15 minutos licks – 30 minutos de improviso.
- 10 minutos de teoria – 20 minutos de treino de ouvido – 30 minutos de transcrição.
- 10 min. acordes – 10 min. escalas – 10 min. progressões – 10 min arpejos – 10 min intervalos – 10 min licks.
Dicas
- Utilize um temporizador para não ter de se preocupar em ver o tempo.
- Pratique num espaço privado sem ser incomodado.
- Varie as suas sessões diariamente para se manter motivado.
1 Comentário
Excelente Tópico. É impressionante como a disciplina e a organização podem nos auxiliar a nunca perder o foco!!!