Top 10 Músicas de Chuck Berry

11 Abril, 2017 Top+ , Vídeo 96 Visualizações

C

huck Berry. Nome incontornavel na música. O pai do Rock ‘ n ‘ Roll, deixou-nos aos 90 anos de idade. Mas apesar de ter partido deixou uma marca para a eternidade. Em homenagem a Chuck Berry, vejamos 10 músicas que marcaram a história do Rock para sempre.

10.Carol

Carol foi lançada em 1958 pela Chess Records. Esta música teve vários covers feito por bandas conhecidas como: Beatles, Rolling Stones, Doors, Ac/Dc, entre outras.

9. Memphis, Tennesse

Em nono lugar, uma das primeiras grandes histórias dentro de uma música. No início, Chuck Berry está ao telefone a implorar a um operador que o conecte a uma rapariga chamada Marie. Desesperado, Chuck precisa de ouvir a voz de Marie apesar da sua mãe os querer separados. Mais uma história de amor certo? Acontece que a pequena Marie era a sua filha de 6 anos, levada pela sua mãe para fora da cidade sem que Chuck soubesse.

8. No Particular Place To Go

Um dos grandes hits de Chuck Berry mostrou que ele conseguia arranjar novas formas de contar uma história sobre carros e mulheres. Nesta música, descreve como a tentativa de encontrar um lugar tranquilo para estar com a sua namorada foi estragada por um cinto de segurança que não desprendia.

7. Brown Eyed Handsome Man

À primeira vista, Brown Eyed Handsome Man parece apenas uma música sobre uma paixão de casal, baseball, história antiga. Mas com uma escuta mais atenta descobrimos uma música repleta de tensão racial. Chuck, escreveu esta música após assistir a uma detenção de um homem hispânico, num bairro minoritário.

6. Back In The USA

Escrita após uma turné na Austrália, Back In The USA é uma carta de amor à América. Irónicamente, alguns meses após o lançamento do single Chuck Berry era detido e condenado por alegadamente trazer uma menor de idade pela fronteira com o propósito de ter relações sexuais com ela. Chuck Berry argumentou que o juiz e os júris teriam sido racialmente preconceituosos contra ele. Ainda assim cumpriu mais de ano e meio na prisão.

5. Rock’n’Roll Music

Assim como muitas outras músicas Rock’ n ‘Roll, esta é uma celebração da música que ele ajudou a popularizar. Foram feitas versões cover pelos Beatles e Beach Boys.

4. Sweet Little Sixteen

Assim como muitos dos seus hits, Sweet Little Sixteen é um hino ao Rock’ n ‘Roll e à revolução jovem.

3. Roll Over Beethoven

Apesar do público dos anos 50 não precisar de mais sinais que o Rock’ n ‘Roll veio para ficar, Roll Over Beethoven é uma declaração da música enquanto força cultural e uma exigência para que seja tratada seriamente enquanto arte.

2. Maybellene

Os anos 50 podem ser divididos em duas partes distintas: Tudo antes e tudo depois do Rock’ n ‘ Roll. Maybellene foi o ponto de ruptura.

1. Johnny B. Goode

O personagem Johnny B. Googe foi inspirado num colega de Chuck, Johhny Johnson que era pianista. A música fala sobre um jovem músico em início de carreira e foi uma das mais populares dos anos 50. Considerada a 3ª melhor canção de todos os tempo pelo site Squidoo, perde apenas para Stairway To Heaven e Imagine.

Até um dia, Chuck Berry.

Sobre o autor

Artigos relacionados

0 Comentários

Ainda sem comentários

Podes ser o/a primeiro/a a comentar este post!