fbpx

Unir as notas musicais

Já vimos que em notação musical algumas notas possuem bandeirolas – colcheias e semicolcheias. Para tornar a leitura de partituras mais fácil podemos agrupar as notas que possuem bandeirolas e uni-las. Para isso, em vez de desenharmos as bandeirolas desenhamos um traço no topo da haste que une as notas As notas com uma bandeirola (colcheias) são unidas com uma linha de união. As semicolcheias como possuem duas bandeirolas são unidas com duas linhas de união.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Duas colcheias unidas

Duas semicolcheias unidas

As colcheias e semicolcheias podem ser unidas assim:

Duas colcheias e uma semicolcheia unidas

Linhas de união cortadas

Se tivermos uma colcheia no meio de duas semicolcheias cortamos as linhas de união e ficaríamos com algo assim

Uma colcheia no meio de duas semicolcheias

Agrupar as notas unidas

Utilizamos as linhas de união para juntar as notas em conjuntos de batidas. Então se quatro semicolcheias tiverem a duração de uma batida juntas, podemos uni-las as quatro.

Quatro colcheias unidas

Linhas de união e pausas

Podemos incluir as pausas musicais no meio de notas unidas. As pausas não se unem entre si, mas podemos colocá-las entre as notas unidas.

Pausa musical no meio

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.