fbpx

Tom e Semitom (Meio Tom)

Vamos ver o que é um Tom e Semitom (Meio tom).

Tom e Semitom

Esta é a escala de Dó maior. (Uma escala é um conjunto definido de notas musicais). Na escala de Dó maior, a primeira e última nota são o – mas como sabemos quais as notas entre elas? No piano, a escala de Dó maior utiliza todas as notas brancas (então não contem nenhum bemol ou sustenido), mas noutros instrumentos não temos notas brancas ou pretas, então como sabemos que notas utilizar? O que precisamos de saber é a distância entre cada nota da escala. A distância entre duas notas da escala podem ser de um Tom ou de um semitom (meio tom). Mas o que é um tom e semitom / meio tom?

Não Percas: Como Tocar Piano

Tom e Semitom / Meio Tom

Semitom / Meio tom

Vamos olhar para a imagem do teclado de um piano para vermos alguns exemplos de semitons.

Tom e semitom

Se duas teclas no piano estão o mais próximo possível uma da outra, chamamos a essa distância mínima de um semitom / meio tom. Encontra as notas MI (E) e Fá (F) no teclado. A distância entre Mi e Fá é de um semitom / meio tom; não é possível ter outra nota entre estas duas, então a distância entre elas é de um semitom / meio tom. Agora encontra o Lá (A) e o Si bemol (Bb). A distância entre Lá e Si bemol é também de um semitom / meio tom.

Tom

Um tom não é nada mais nada menos que a distância de dois semitons / meio tons. Então se tivermos duas notas brancas e uma preta no meio, a distância entre essas duas notas brancas é de um tom (2 semitons). Vê as notas Dó (C) e Ré (D), a sua distância é de um tom.

Tom e semitom

Mi para Fá# é um tom. Fá natural encontra-se entre estas duas notas.

Tom e semitom /meio tom na escala de Dó maior

Vamos olhar de novo para a escala maior, e ver qual o padrão de tons e semitons/meio tons que ela contém. (T para Tom e S para semitom).

Tom e meio tom

O padrão é T-T-S-T-T-T-S.

Todas as escalas maiores seguem o mesmo padrão de tom e semitom / meio tom, então tenta decorar este padrão: T-T-S-T-T-T-S.

Leitura Recomendada: Como Ler Partituras

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.