Back

Tercinas

Uma tercina é um grupo de três notas tocadas no tempo de duas. Para vermos como as tercinas funcionam vamos ver um pequeno ritmo no compasso 3/4. Lembre-se que no compasso 3/4, uma semínima tem a duração de uma batida e pode ser dividida em duas colcheias. Por exemplo:

Tercinas

Podemos dividir um tempo em quarto também com a semicolcheia:

Tercinas

Mas se quisermos dividir uma semínima em três partes iguais, temos de utilizar a tercina. Para representar a tercina escrevemos as três notas juntas, neste caso colcheias, e adicionamos o número 3 nessa ligação, veja e sinta o ritmo:

Tercinas

Semínimas Tercinas

As tercinas não têm necessariamente de ser colcheias, podemos ter tercinas com qualquer tipo de notas. Podemos dividir uma mínima em três partes iguais escrevendo três semínimas tercinas, por exemplo:

Tercinas

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.