
Regras nos acidentes musicais
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Teoria Musical
Last Updated on 8 Maio, 2014 by
Como já sabe, por vezes temos de adicionar símbolos de sustenido, bemol ou natural além dos que estão na armadura de clave. Isto pode acontecer porque a música muda de tonalidade por breves momentos, ou simplesmente porque soa bem. Ao adicionarmos sustenidos, bemóis ou naturais dentro da música estes chamam-se acidentes. Estas regras aplicam-se a todos os acidentes musicais.

Regras para os acidentes musicais
1 – Os acidentes musicais são sempre escritos à esquerda da nota musical:
Forma correta:
Forma errada:
2 – Os acidentes musicais não afetam somente a nota em que estão, mas todas com a mesma altura até à próxima linha de compasso.
Neste exemplo a primeira nota é Dó natural, a segunda Dó sustenido, a terceira também é Dó sustenido devido ao acidente no Dó anterior. Como este só dura até ao próximo compasso, a nota com o número quarto volta a ser Dó natural.
Armaduras de clave com acidentes
Agora vamos ver o que acontece quando temos uma armadura de clave e acidentes também. Aqui estão dois compassos em Fá maior, cuja armadura de clave tem um bemol, o Si bemol:
A nota com o número 1 é Si bemol, porque está na armadura de clave. A nota 2 é Si natural pois tem o acidente na nota, a nota três é também natural porque o acidente serve para todas as notas Si até ao fim do compasso. A nota com o número 4 é Si bemol pois já está noutro compasso e a armadura de clave volta a fazer efeito.
Tag:teoria musical, tutorial
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

O Que é Um Acorde Dominante?

Como aplicar e tocar o modo dórico

Duplos sustenidos, duplos bemóis e enarmónicos
Deixa aqui um comentário Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
2 Comentários
Fiquei mas com dúvidas!
Estudei que a escala menor harmônico no tom de dó maior ficasse.( Do,ré,mi,da,sol#,lá,si) aí vc diz que a terça fica Mib, é a sexta que é o lá fiscal bemol também.
Olá Rafael,
a sua fonte estava incorreta. A escala menor harmónica tem terceira menor, sexta menor e sétima Maior. As notas que que você se refere dizem respeito à escala menor harmónica de LÁ (Lá, si, dó, ré, mi, fá, sol#).