fbpx

Regras nos acidentes musicais

Como já sabe, por vezes temos de adicionar símbolos de sustenido, bemol ou natural além dos que estão na armadura de clave. Isto pode acontecer porque a música muda de tonalidade por breves momentos, ou simplesmente porque soa bem. Ao adicionarmos sustenidos, bemóis ou naturais dentro da música estes chamam-se acidentes. Estas regras aplicam-se a todos os acidentes musicais.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Regras para os acidentes musicais

1 – Os acidentes musicais são sempre escritos à esquerda da nota musical:

Forma correta:
Sustenido
Forma errada:
Sustenido errado

2 – Os acidentes musicais não afetam somente a nota em que estão, mas todas com a mesma altura até à próxima linha de compasso.

Acidentes musicais

Neste exemplo a primeira nota é Dó natural, a segunda Dó sustenido, a terceira também é Dó sustenido devido ao acidente no Dó anterior. Como este só dura até ao próximo compasso, a nota com o número quarto volta a ser Dó natural.

Armaduras de clave com acidentes

Agora vamos ver o que acontece quando temos uma armadura de clave e acidentes também. Aqui estão dois compassos em Fá maior, cuja armadura de clave tem um bemol, o Si bemol:

Armadura de clave com acidentes

A nota com o número 1 é Si bemol, porque está na armadura de clave. A nota 2 é Si natural pois tem o acidente na nota, a nota três é também natural porque o acidente serve para todas as notas Si até ao fim do compasso. A nota com o número 4 é Si bemol pois já está noutro compasso e a armadura de clave volta a fazer efeito.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. 31 Outubro, 2017
    Responder

    Fiquei mas com dúvidas!
    Estudei que a escala menor harmônico no tom de dó maior ficasse.( Do,ré,mi,da,sol#,lá,si) aí vc diz que a terça fica Mib, é a sexta que é o lá fiscal bemol também.

    • Ricardo Frade
      31 Outubro, 2017
      Responder

      Olá Rafael,

      a sua fonte estava incorreta. A escala menor harmónica tem terceira menor, sexta menor e sétima Maior. As notas que que você se refere dizem respeito à escala menor harmónica de LÁ (Lá, si, dó, ré, mi, fá, sol#).

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.