
Os acidentes Musicais
- Postado por Ricardo Frade
- Categorias Teoria Musical
Last Updated on 6 Maio, 2014 by
Na música, o termo “acidente” é utilizado para descrever notas naturais (Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si) que foram ligeiramente alteradas. Os acidentes são os símbolos colocados antes de uma nota na pauta – podem ser “sustenido“, “bemol“, ou “natural“. Nesta aula vamos ver o que são os acidentes musicais e como são utilizados na notação musical.

A Oitava
Para começar vamos olhar para o teclado de um piano. A nota com a bola azul é o Dó central, e a nota com a bola vermelha é o próximo Dó acima. Quantas notas existem entre estes dois Dó?
Se contarmos todas as notas, pretas e brancas, vemos que existem 12 notas musicais diferentes (Não conte o Dó duas vezes). Este intervalo de notas é chamado de oitava em teoria musical. Isto acontece com qualquer instrumento musical.
Sustenido e bemol
Então, existem 12 notas diferentes mas só temos 7 nomes diferentes para as notas musicais (Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si). Então nós utilizamos as palavras sustenido (aumenta) e bemol (diminui) com um nome da nota musical, para abranger estas notas “intermédias”. Sustenidos e bemóis são dois tipos de acidentes musicais.
Símbolo de Sustenido
Símbolo de Bemol
Olhe para as notas Dó e Ré do teclado:
Ambas são notas brancas (naturais). Entre estas duas notas temos uma tecla preta. Podemos dizer que esta nota é um aumento da nota Dó, então esta nota terá o nome de Dó sustenido (Dó#), mas também podemos dizer que esta nota é uma diminuição da nota Ré, por isso também pode ser chamada de Ré bemol (Réb). Estas notas são chamadas de notas enarmónicas porque possuem o mesmo som mas podem ter nomes diferentes. Vamos a outro exemplo:
Esta nota entre Fá e Sol. Podemos considerá-la como um aumento da nota Fá, então chamar-lhe-emos de Fá sustenido (Fá#), mas também a podemos considerar uma diminuição da nota Sol, então podemos chamá-la de Sol bemol (Solb).
Natural
O terceiro tipo de acidente é o natural. Utilizamos a palavra natural ou símbolo , para dizer que a nota não é sustenida nem bemol. Isto é muito útil, porque às vezes quando uma nota já foi alterada por um acidente (sustenido ou bemol), é preciso colocar um sinal de natural para dizer ao músico que a nota a tocar não é sustenida ou bemol. Sustenidos, bemóis e naturais compões os principais acidentes musicais.
Tag:teoria musical, tutorial
https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/
Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.
O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.
Você também pode gostar

O Que é Um Acorde Dominante?

Como aplicar e tocar o modo dórico
