fbpx

Ligadura

Na notação musical, uma ligadura é uma linha curva que conecta duas notas da mesma altura. A duração das duas notas ligadas fundem-se.

Exemplos de notas com ligadura

Ligadura – Uma mínima e uma colcheia com ligadura, estas duas notas serão tocadas só como uma, com a duração de ambas somadas. Supondo que a mínima dura duas batidas, a colcheia dura meia batida, então teremos o equivalente a duas batidas e meia.

Ligadura – Duas semínimas ligadas. Se cada uma vale uma batida então estas notas serão tocadas como sendo uma nota com a duração de duas batidas.

A posição das ligaduras

As ligaduras são anotadas indo da cabeça de uma nota à cabeça da nota seguinte. Se a cabeça da nota estivar a apontar para cima então a ligadura está na parte de cima, se a nota estiver a apontar para baixo a ligadura fica em baixo.

Ligaduras e linhas de compasso

As linhas de compasso são linhas na pauta que separam cada compasso (veremos mais à frente os compassos com mais detalhe). As ligaduras podem atravessar os compassos.

Ligadura nas linhas de compasso

Ligaduras e acidentes

Um acidente musical colocado na primeira nota também se aplica à segunda nota, mesmo que ambas estejam em compassos diferentes.

Ligadura com acidentes
A segunda nota continua a ser Fá sustenido.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.
Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.