fbpx

Escalas menores – Escala Menor Natural, Escala Menor Harmónica e Escala menor melódica

Existem três tipos de escala menor – A escala menor natural, a escala menor harmónica, e a escala menor melódica. Normalmente aprendemos primeiro a escala menor natural e só depois as outras. Decidi apresentar as três escalas menores e mostrar as suas diferenças neste artigo, assim sempre que quiseres relembrar as suas diferenças terás aqui as três.

 

 

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

 

 

Escala Menor Natural

Das três escalas menores a escala menor natural é a mais importante de decorar, porque se souberes esta escala facilmente consegue saber como montar a escala menor harmónica e a escala menor melódica. Iremos utilizar a escala menor de Lá para dar os três exemplos, então neste caso vamos ver a escala de Lá menor natural. A escala menor natural tem o seguinte padrão de tons e meio tons:

T-S-T-T-S-T-T

Vamos ver então na pauta musical as notas da escala de Lá menor natural:

Escala menor natural

Ao aplicarmos este padrão de tons e meio tons a partir da nota Lá, obtemos a escala de Lá menor natural e podemos reparar que ficámos com todas as notas naturais, assim como na escala de Dó maior. Significa assim que a escala de Dó maior e a escala de Lá menor natural partilham as mesmas notas, então podemos dizer que a escala de Lá menor natural é a escala menor relativa de Dó maior. O que faz a diferença entre ter a escala de Dó maior e a escala de Lá menor natural é a tónica, que neste caso é Lá.

Descobrir escala menor natural através dos intervalos

Na aula sobre Escalas maiores vimos que esta era a escala mais importante na música, agora vamos ver na prática uma das razões. Uma vez que sabemos a escala maior podemos saber qualquer escala simplesmente decorando as fórmulas dos intervalos de cada tipo de escala. Como vimos a escala maior tem a seguinte fórmula de intervalos:

  1. I – Perfeito;
  2. II – Maior;
  3. III – Maior;
  4. IV – Perfeito;
  5. V – Perfeito;
  6. VI – Maior;
  7. VII – Maior;
  8. I – Perfeito

Sabendo isto e tomando como exemplo a escala de Dó maior vamos ver quais notas correspondem aos intervalos:

  1. Dó – Uníssono Perfeito;
  2. Ré – Segunda Maior;
  3. Mi – Terça Maior;
  4. Fá – Quarta Perfeita;
  5. Sol – Quinta Perfeita;
  6. Lá – Sexta Maior;
  7. Si – Sétima Maior;

Então vamos ver esta fórmula numa tabela simples:

Fórmula da escala maior
1 2 3 4 5 6 7 1

Os intervalos que diferem entre a escala menor natural e a escala maior são a Terceira, a Sexta e a Sétima, que são maiores na escala maior e passam a ser menores na escala menor natural. Então teremos esta fórmula:

Fórmula da escala menor natural
1 2 b3 4 5 b6 b7 1

Se quiseres saber qualquer escala menor natural basta veres a escala maior e depois baixares meio tom aos graus 3, 6 e 7. Por exemplo, se quisermos saber a escala menor natural de Dó, primeiro consultamos a nossa tabela de escalas maiores e vemos quais as notas da escala de Dó maior, que são elas:

Escala de Dó maior
1 2 3 4 5 6 7 1
Mi Sol Si

Agora baixamos meio tom aos graus 3, 6 e 7, passando estes intervalos agora a ser intervalos menores:

Escala de Dó menor Natural
1 2 b3 4 5 b6 b7 1
Mib Sol Láb Sib

Assim a escala de Dó menor natural tem as notas:

  1. Mi bemol
  2. Sol
  3. Lá bemol
  4. Si bemol

Esta é a vantagem de decorar as fórmulas das escalas. Ao início poderás ter alguma dificuldade, mas basta lembrares-te que as escalas menores naturais têm os intervalos terceira, sexta e sétima menores. A partir daí basta fazeres a comparação com a escala maior e encontrarás as notas de qualquer escala menor natural.

Escala menor harmónica

Agora que já vimos a escala menor natural, vamos ver a escala menor harmónica com a mesma lógica que utilizámos na anterior. Vimos que a característica da escala menor natural são a terceira menor, sexta menor, e sétima menor, intervalos que a distinguem da escala maior. A escala menor harmónica é parecida à escala menor natural com a terceira menor, a sexta menor, porém com a sétima maior. A sétima maior é a nota característica desta escala, pois é este intervalo que lhe dá uma sonoridade distinta. Se fizermos a comparação da escala menor harmónica com a escala maior, a única diferença está na terceira e na sexta. Vamos voltar aos exemplos e montar a escala de Dó menor harmónica. Primeiro vemos as notas da escala de Dó maior:

Escala de Dó maior
1 2 3 4 5 6 7 1
Mi Sol Si

Depois analisamos a fórmula da escala menor harmónica:

Fórmula da escala menor harmónica
1 2 b3 4 5 b6 7 1

Agora aplicamos a alteração nos intervalos necessário, neste caso passamos a terceira maior para terceira menor e a sexta maior para sexta menor:

Escala de Dó menor harmónico
1 2 b3 4 5 b6 7 1
Mib Sol Láb Si

A nota Si, está representada a azul para dizer que é a nota característica desta escala, o que a diferencia da escala menor natural. Não esqueças que deves sempre decorar as fórmulas e depois basta comparares essa fórmula com a fórmula da escala maior para saber quais notas modificar.

Escala menor melódica

Entre as escalas menores, a escala menor melódica é a escala mais utilizada na música Jazz. Esta escala é um pouco mais complexa que as anteriores, pois na teoria musical clássica esta escala tem a forma da escala menor melódica quando subimos na escala e a forma da escala menor natural quando descemos na escala. Esta ideia no entanto não é muito utilizada na música moderna. A escala menor melódica difere da escala menor natural nos graus 6 e 7. Na escala menor natural temos a sexta menor e a sétima menor, na escala menor melódica a sexta é maior e a sétima também é maior. Em comparação à escala maior apenas diminuímos a terceira, tendo assim uma terceira menor. Vamos lá então às comparações gráficas. Vamos então saber a encontrar a escala menor melódica de Dó. Como já sabemos começamos por analisar a escala maior de Dó:

Talvez te interesse: Como Tocar Piano.

Escala de Dó maior
1 2 3 4 5 6 7 1
Mi Sol Si

Agora analisamos a fórmula da escala menor melódica:

Fórmula da escala menor melódica
1 2 b3 4 5 6 7 1

Agora aplicamos a mudança na terceira:

Escala de Dó menor melódica
1 2 b3 4 5 6 7 1
Mib Sol Si

Mais uma vez as notas a azul mostram as notas que diferem da escala menor melódica para a escala menor natural. Como já dissemos na música moderna utiliza-se a escala nesta forma. No entanto na teoria clássica isto acontece a subir na escala, mas ao descermos na escala utilizaríamos a escala menor natural:

Escala de Dó menor melódica forma ascendente
1 2 b3 4 5 6 7 1
Mib Sol Si
Escala de Dó menor melódica forma descendente
1 2 b3 4 5 6 7 1
Mib Sol Láb Sib

Assim seria a escala menor melódica na sua forma clássica. Esta foi uma aula com uma quantidade mais intensa de informação. É uma boa ideia concentrares-te com calma em cada uma das escala menores. Começa por estudar a escala menor natural por um tempo antes de passares para as próximas, será mais fácil decorares as fórmulas se trabalhares um pouco em cada uma por um tempo. É uma boa ideia criares uma tabela como a que fizemos na aula de escalas maiores e montares todas as escalas menores naturais, só depois de já te teres habituado fazes o mesmo com a escala menor harmónica e melódica. Mas repito vai com calma, trabalha em cada uma com algum tempo pois é muita informação para se assimilar.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    11 Comentários

  1. 5 Outubro, 2014
    Responder

    Muito Bom ,Gostei e aprendi 🙂

  2. 3 Novembro, 2017
    Responder

    Esse conteúdo me ajudou muito na compreensão das escalas menores!!!
    Muito obrigado!!!

    • Ricardo Frade
      7 Novembro, 2017
      Responder

      Muito obrigado pelo seu comentário!

      • 17 Abril, 2018
        Responder

        Estou estudando música e ainda tudo é novo pra mim.Entender os conteúdos sobre Teoria Musical é um pouco difícil, mas estou estudando e vou aprender com fé em Deus.

  3. 28 Dezembro, 2017
    Responder

    Você diria que qual das 3 escalas menores costuma aparecer mais na prática? Sou pianista e pretendo estudar as escalas menores (na prática), assim como já fiz com as maiores, mas, francamente, não pretendo estudar as 3. Levaria tempo demais! =P

    Muito obrigado.

    • Ricardo Frade
      2 Janeiro, 2018
      Responder

      Olá PHAS,

      comece pela escala menor natural. Quando a dominar será fácil tocar as outras.

      • 16 Maio, 2019
        Responder

        Estudo música na ccb congregação Cristã no Brasil é bastante puchando mas põe Deus na frente que tudo vai dar certo pode ser difícil mas pra Deus tudo é possivel estudo órgão para ser uma ótima organista. Entro sempre no seu sayte tem me ajudado muito

  4. 3 Maio, 2018
    Responder

    Parabéns Ricardo pelo forma que apresentou o conteúdo, como estou insegura ainda em relação as escalas… gostei e compreendi melhor desta maneira que você demonstrou e exemplificou. Muito grata.

  5. 24 Agosto, 2018
    Responder

    Eu estou sem entender agora!
    Porque eu aprendi diferente ou eu estou sem entender!
    na minha opinião a escala de menor harmônica ficaria*
    c d e f g# a s c.
    mas que que o Eb n aparecia..
    tem como mim tirar essa dúvida amig?.

  6. 22 Março, 2019
    Responder

    Ola.
    Sou estudante de Musica também e quero agradecer pelo excelente conteúdo do site.
    Sucesso nos projetos.

  7. 7 Setembro, 2020
    Responder

    Muito bom, Ricardo, como sempre, com uma didática muito cuidada. Obrigada!!

    P.S.- desculpe que tenha posto o meu canal do Youtube em vez de site, mas não tenho. Sou muito atrapalhada na cibernética.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.