Back

Como aplicar e tocar o modo dórico

Se você já conhece as escalas pentatónica, escala maior e escala menor e sente que está pronto para um novo desafio, é tempo de expandir o seu vocabulário na música. O modo dórico é muito comum na música jazz, mas também pode ser aplicado na música pop, rock e metal, dando ao seu improviso uma nova cor.

O modo dórico é o segundo modo da escala maior. Todos os sete modos (Jónio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Aeólio, Lócrio) são derivados da escala maior. Cada modo tem um diferente centro tonal. O modo dórico tem o seu centro tonal no segundo grau da escala maior, o que significa que toda a música gravita em torno do segundo grau da escala maior e não do primeiro. Normalmente observamos a escala maior começando no primeiro grau. No modo dórico observamos a escala a começar no segundo grau e subir até uma oitava acima. Por exemplo:

  • Dó maior: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó;
  • Ré dórico: Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó – Ré

Fórmulas

  • Escala maior: 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7
  • Modo dórico: 1 – 2 – b3 – 4 – 5 – 6 – b7

Sonoridade dórica

Os modos são derivados da escala maior. Existem modos maiores e modos menores. Se olharmos para os modos menores (modos que contêm terceira menor), podemos ver que o modo aeólio e o modo frígio contêm ambos uma sexta menor (b6), enquanto que o modo dórico contém uma sexta maior. A sexta maior diferencia-se dos outros modos menores. Então é esta nota que se torna característica do modo dórico.

Aplicação

O modo dórico é um modo menor e é utilizado em cima de acordes menores. Digamos que temos uma progressão como Dó maior – Lá menor – Ré menor – Sol. Pode fazer de duas formas. Pode tocar a escala de Dó maior através de toda a progressão, ou pode escolher uma progressão escolhendo um modo para cada acorde.

Pode escolher qualquer modo que goste. Modos maiores para tocar em cima dos acordes maiores e modos menores para tocar em cima de acordes menores. Neste caso poderia utilizar o modo dórico em cima do acorde de lá menor e Ré menor. A primeira coisa que pode fazer é praticar o modo dórico em cima do acorde de Ré menor apenas. Lembrando, o que dá a característica do modo ao som não é tocar apenas a escala, é focar na nota característica do modo que neste caso é a sexta maior.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. Cleber MLC
    28 Abril, 2017
    Responder

    A última palavra do texto seria “maior”, e não “menor”, certo?

    • Ricardo Manuel
      28 Abril, 2017
      Responder

      Olá Cleber. É sim, de facto havia esse erro. Está corrigido. Obrigado

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PACK NATALDurante o mês de Dezembro consegue todos os nossos Songbooks como prenda de natal.