
Armadura de clave
Last Updated on 6 Maio, 2014 by
Em teoria musical, quando escrevemos uma música que começa na nota Dó e onde a maioria das notas pertencem à escala de Dó maior e acabamos na nota Dó, dizemos que a música está em Dó maior. Aqui está uma pequena melodia em Dó maior:
Sol maior
Numa melodia que utilize a maior parte das notas da escala de Sol maior e soe bem a acabar na nota Sol, então a música está em Sol maior. Veja a mesma melodia, mas agora em Sol maior:
Como já sabe, em Sol maior os “Fá” são sustenidos. Em vez de escrevermos o símbolo de sustenido sempre que a nota Fá aparece, apenas escrevemos um sustenido na linha do Fá no inicio da pauta logo em frente à clave. Isto é chamado de “armadura de clave“. Na clave de Sol, escrevemos sempre o Fá sustenido na linha de topo (nunca utilizamos o Fá abaixo). Mas sempre que aparecer a nota Fá na pauta, seja em que oitava for, ela deve ser tocada como Fá sustenido.
Na clave de Fá, escrevemos o sinal de sustenido para Fá na segunda linha a contar de cima.
A armadura de clave é escrita no inicio da música, imediatamente em frente da clave, para nos relembrar que a nota Fá tem de ser tocada como Fá sustenido.
Ré maior
Vamos olhar agora para Ré maior:
Ré maior contem dois sustenidos – Fá sustenido e Dó sustenido. A armadura de clave de Ré maior na clave de Sol ficará assim:
Adicionamos o Dó sustenido ao Fá sustenido que já tínhamos. Na clave de Fá, a armadura de clave de Ré maior ficará assim:
Fá maior
Finalmente, vamos ver a armadura de clave de Fá maior. Lembre-se que em Fá maior não há sustenidos, mas há um bemol – Si bemol.
Na clave de Sol, o bemol é escrito na linha central.
Na clave de Fá, o bemol é escrito na segunda linha de baixo. Para o primeiro nível, só precisa de saber estas armaduras de clave: Sol maior, Ré maior e Fá maior (e Dó maior que não precisa que qualquer símbolo na sua armadura de clave).
Vídeo aula
Tag:teoria musical, tutorial