fbpx

Armadura de clave

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Em teoria musical, quando escrevemos uma música que começa na nota Dó e onde a maioria das notas pertencem à escala de Dó maior e acabamos na nota Dó, dizemos que a música está em Dó maior. Aqui está uma pequena melodia em Dó maior:
Melodia em Dó maior

Sol maior

Numa melodia que utilize a maior parte das notas da escala de Sol maior e soe bem a acabar na nota Sol, então a música está em Sol maior. Veja a mesma melodia, mas agora em Sol maior:
Melodia em Sol maior
Como já sabe, em Sol maior os “” são sustenidos. Em vez de escrevermos o símbolo de sustenido sempre que a nota Fá aparece, apenas escrevemos um sustenido na linha do Fá no inicio da pauta logo em frente à clave. Isto é chamado de “armadura de clave“. Na clave de Sol, escrevemos sempre o Fá sustenido na linha de topo (nunca utilizamos o Fá abaixo). Mas sempre que aparecer a nota Fá na pauta, seja em que oitava for, ela deve ser tocada como Fá sustenido.
Armadura de clave

Na clave de Fá, escrevemos o sinal de sustenido para Fá na segunda linha a contar de cima.
Clave de Fá

A armadura de clave é escrita no inicio da música, imediatamente em frente da clave, para nos relembrar que a nota Fá tem de ser tocada como Fá sustenido.

Ré maior

Vamos olhar agora para Ré maior:
Escala de Ré maior

Ré maior contem dois sustenidos – Fá sustenido e Dó sustenido. A armadura de clave de Ré maior na clave de Sol ficará assim:
Ré maior
Adicionamos o Dó sustenido ao Fá sustenido que já tínhamos. Na clave de Fá, a armadura de clave de Ré maior ficará assim:
Clave de Fá

Fá maior

Finalmente, vamos ver a armadura de clave de Fá maior. Lembre-se que em Fá maior não há sustenidos, mas há um bemol – Si bemol.
Armadura de clave de Fá maior
Na clave de Sol, o bemol é escrito na linha central.
Bemol escrito na segunda linha na clave de Fá
Na clave de Fá, o bemol é escrito na segunda linha de baixo. Para o primeiro nível, só precisa de saber estas armaduras de clave: Sol maior, Ré maior e Fá maior (e Dó maior que não precisa que qualquer símbolo na sua armadura de clave).

Vídeo aula

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.