Acordes Invertidos
Last Updated on 8 Maio, 2014 by
Os acordes invertidos são utilizados pelos músicos para criar diferentes sonoridades nas suas progressões de acordes, para tornar a sua música mais interessante. Um acorde invertido significa simplesmente que a ordem das notas de determinado acorde é trocada.
Tríades Invertidas
Podemos criar duas inversões nas tríades. Vamos utilizar o acorde de Dó maior para os nossos exemplos. Consideremos a sua posição de raiz, com a tónica + 3ª + 5ª:
Esta é a forma normal de Dó maior, com a tónica como nota mais grave e a 5ª como nota mais aguda. Na primeira inversão movemos a tónica para o topo do acorde, uma oitava acima do sitio original:
Primeira inversão de Dó maior:
Ambos os acordes têm as mesmas notas, ambos são Dó maior, no entanto a ordem das notas não é a mesma, neste caso da primeira inversão temos a fórmula (3, 5, 1), ou seja a terça maior, a quinta justa e por fim a tónica. Agora vamos ver a outra possibilidade de inversão para a tríade de Dó maior.
Segunda inversão de Dó maior:
Nesta segunda inversão procedemos da mesma forma, subimos a nota mais grave uma oitava, que era o Mi na primeira inversão, ficando assim a nota Sol como nota mais grave. Temos assim a fórmula (5,1,3). Se fizéssemos de novo este procedimento para uma terceira inversão teríamos o acorde na posição de raiz mas uma oitava acima, sendo assim as tríades só têm duas inversões. Agora vamos ver uma progressão de acordes em Dó maior, uma com todos os acordes na sua posição de raiz e depois uma com algumas inversões para se entender como a sonoridade muda:
Agora iremos utilizar a primeira inversão nos acordes de Dó maior e a segunda inversão no acorde de Sol maior:
Graças às inversões nos acordes, mantivemos as notas entre acordes mais próximas umas das outras o que resulta numa transição mais suave entre acordes, isto pode ser ou não interessante dependendo claro do objetivo de quem compõe.
Acordes de sétima invertidos
Podemos inverter qualquer tipo de acorde, vamos agora exemplificar com as sétimas, no entanto o procedimento pode ser feito com nonas, 11ª, etc. Vejamos então as inversões possíveis:
Como agora temos uma nota a mais que nas tríades, também temos possibilidades para mais uma inversão. Repare que toda a lógica é igual, no entanto agora temos uma sétima no acorde. Então para inverter acordes basta ir subindo uma oitava à nota mais grave, a ordem com que fará isso dir-lhe-á se a inversão é a primeira, segunda, etc. Experimente tocar vários acordes e utilizar todas as inversões possíveis para assim conseguir perceber o som que mais lhe agrada.
Tag:teoria musical, tutorial