fbpx

Escalas no piano: A base do entendimento e domínio do piano

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

As escalas musicais no piano são a fundação para o entendimento musical e do teclado do piano. Dominar as escalas musicais no piano não te ajudará apenas a conhecer o teclado do piano, também te dará um conhecimento essencial para aprenderes a compor as tuas próprias músicas. Artigo recomendado: Como Tocar Piano – Tudo o que tens de aprender.

Muitos professores de piano evitam ensinar escalas musicais porque têm medo que os alunos fiquem aborrecidos. Isto não é necessariamente uma consequência do treino de escalas. A maioria dos estudantes divertem-se a tocar exercícios de escalas e acordes, no entanto é importante criar algumas metas e desafios para que os alunos mantenham a motivação. Ao aprenderes e dominares as 12 escalas maiores, e as 36 escalas menores (menor natural, menor melódica e menor harmónica) irás achar divertido tocar todas elas.

Um pianista pode facilmente passar horas apenas a explorar as possibilidades de cada escala musical. As escalas no piano ajudam o pianista a desenvolver consciência dos seus dedos, do teclado e a confiança, técnica, entender a composição musical incluindo conceitos harmónicos e melódicos. Tudo isto tem um enorme efeito nas capacidades de leitura musical, para aprender, memorizar e compor músicas.

De seguida apresentamos uma lista de escalas para praticares no piano, as digitações e dicas de treino. (Para veres um plano para praticar escalas musicais vai a: Como Praticar piano. Os iniciantes devem aprender e dominar estes elementos na ordem apresentada.)

Se levas a o piano a sério não deixes de ver o nosso livro: Aprenda hoje como tocar piano.

Escalas para piano

       

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    1 Comentário

  1. 6 Abril, 2018
    Responder

    Caro Ricardo Frade,
    Realmente apreciei a maneira gentil e fluida como você toca, Também, a sonoridade resultante do seu dedilhado deu ao estudo das escalas resultou num belíssimo colorido para os meus ouvidos.
    Me convenci que será ótimo estudar com você, mesmo eu estando tão distante, Brasil. Estou tomando as providencias para iniciar.
    Tenha muito sucesso, sempre,
    Hélio Hess

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.