fbpx

Pausas musicais

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Por vezes o aspeto mais importante de uma conversa são as palavras que não são ditas. Da mesma forma são as notas que não são tocadas que fazem toda a diferença. Assim como a notação das notas musicais (ver tutorial das notas aqui), temos a notação das pausas musicais. Quando se vê um símbolo de pausa musical na pauta, não tocamos nada durante as batidas que ele representa. Cada símbolo de notação musical representa a duração de uma nota. Para cada nota há uma pausa musical equivalente. Vamos ver agora o aspeto dos símbolos das pausas musicais.

Ver também: Como ler partituras

As pausas musicais

Primeiro temos a pausa musical semibreve, que dura o mesmo tempo que a nota semibreve (ver tutorial de notas aqui), ou seja num compasso com quatro batidas esta pausa dura as quatro batidas:

Pausas musicaisDe seguida temos a pausa musical mínima que assim como a nota mínima, tem metade da duração da anterior, semibreve, ou seja a pausa mínima num compasso de quatro batidas tem a duração de duas batidas.

Pausas musicaisA pausa musical semínima como podes adivinhar tem a duração de 1 batida num compasso de 4 batidas, ou seja tem metade da duração da pausa mínima. E ei-la:

Pausas musicaisAs pausas musicais a partir da colcheia são facilmente reconhecíveis, pois possuem bandeirolas. Temos então a pausa musical colcheia com uma bandeirola. Esta tem metade da duração da semínima, ou seja meia batida num compasso de quatro batidas:

Pausas musicaisA pausa musical semicolcheia que tem duas batidas e tem metade da duração da anterior, ou seja um quarto de batida num compasso de quatro batidas.

Pausas musicaisPor último mas pouco utilizada é a pausa musical fusa, que dura um oitavo da batida num compasso de quatro batidas.

Pausas musicais

Não Percas: Como Tocar Piano

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

    2 Comentários

  1. tina123
    17 Maio, 2014
    Responder

    Gostei muito dos tutoriais. Para mim que sou iniciante no estudo de piano, eles são muito úteis. Obrigada!

  2. 16 Abril, 2015
    Responder

    Gostei bastante das aulas. Elas são bem didáticas. Parabenizo a equipe que as preparou e desejo sucesso nas próximas aulas.

    Um abraço

    Professor Valfredo Benevendes

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.