Padrões da escala pentatónica menor na guitarra e violão
Para tocar solos e improvisar na guitarra ou no violão é necessário decorar as digitações ou padrões da escala para encontrar as notas certas no braço da guitarra. O sistema mais comum de padrões para tocar as escalas de guitarra é composto por cinco formas ou digitações diferentes. Neste artigo mostramos os cinco padrões da escala pentatónica menor. Existem vários tipos de Escalas pentatónicas. A escala pentatónica menor é mais utilizada no Blues e Rock N Roll.
Conheça o nosso Curso de guitarra: Nível iniciante em livro e DVD!
Escala Pentatónica Menor
1ª digitação da escala pentatónica menor
Este padrão da escala é bastante fácil de decorar. Repare que a nota a vermelho é a nota Ré, a tónica. Se mover esta escala de guitarra para outra zona do braço da guitarra, a escala será a escala da nota que estiver a vermelho. Então neste caso já sabe que estamos na tonalidade de Ré menor.
2ª digitação da escala pentatónica menor
Este formato de escala é parecido ao formato mais conhecido que já veremos. A tónica desta escala está na quinta corda.
3ª digitação da escala pentatónica menor
4ª digitação da escala pentatónica menor
Este formato é de longe o formato de escala de guitarra mais conhecido de todos.
5ª digitação da escala pentatónica menor
Conselhos para praticar a escala
Então como praticar estas escalas na guitarra? Para começar comece por decorar um padrão que lhe agrade. Depois pratique a digitação, e assim que lhe seja confortável comece logo a praticar o improviso utilizando esse formato. Quando já conseguir improvisar nesse formato de escala passe para o próximo e repita o mesmo processo. Depois comece a utilizar os dois padrões no mesmo improviso. Depois comece a adicionar mais um formato. Faça isto até improvisar em todo o braço da guitarra.
Para ver outros tipos de escalas de guitarra clique aqui.
Tag:escalas musicais, guitarra
1 Comentário
Valeu!