fbpx

Padrões da escala pentatónica maior na guitarra ou violão

Anteriormente já vimos a escala pentatónica menor. A escala pentatónica maior utilizar os mesmos padrões mas com a tónica em locais diferentes. Vamos utilizar a escala pentatónica maior de Dó. Para começar vejamos os padrões completos no braço:

Conheça o nosso Curso de Guitarra: Nível Iniciante em livro e DVD!

Escala pentatónica maior

Escalas pentatónica maior de Dó na guitarra ou violão

Aqui pode ver a escala no braço inteiro. Assim como na penatónica menor vamos agora partir isto em vários formatos.

Escala pentatónica maior digitação 1:

Escalas pentatónica maior digitação 1

Na escala pentatónica menor a tónica (a vermelho) encontrava-se tom e meio a baixo. Neste caso Estamos a tocar a escala pentatónica de Dó maior ou Lá menor que se encontra tom e meio a baixo. Pode então utilizar este formato para tocar na tonalidade de Dó maior ou Lá menor.

Digitação 2:

Escala pentatónica maior digitação 2

Digitação 3:

Escala pentatónica maior digitação 3

Aqui pode ver um dos formatos mais conhecidos da escala pentatónica. Não se esqueça: A escala é a mesma que a pentatónica menor de tom e meio abaixo, neste caso Dó maior é o mesmo que Lá menor.

Digitação 4:

Escala pentatónica maior digitação 4

Digitação 5:

Escala pentatónica maior digitação 5

Por esta altura já deve ter decorado estes formatos quando praticava a escala pentatónica menor. Para utilizar esta escala pode fazer o seguinte: Quando estiver a tocar um acorde menor utilize a escala pentatónica menor para improvisar. Quando for um acorde maior passe para a pentatónica maior.

Veja aqui o nosso artigo: Como tocar guitarra – o guia essencial.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.