Monitores nearfield e midfield
Nos estúdios existem essencialmente colunas midfield e nearfield. As colunas midfield são colunas de grande dimensão, normalmente embutidas nas paredes, e colocadas a uma distancia intermédia do utilizador(3 a 5 metros). As colunas nearfield são monitores de menor dimensão, colocados a uma distância menor (1 e 3 metros), normalmente por detrás da mesa de mistura.
Até algum tempo atrás, as colunas nearfield eram usadas apenas para testar as misturas em colunas de menor qualidade, de forma a simular a situações como normalmente a música iria ser tocada. No entanto, à medida que a qualidade destas foi aumentando – um marco importante foi o aparecimento das Yamaha NS10M, as tradicionais colunas altifalantes brancas – as colunas nearfield foram roubando o espaço às midfield.
Atualmente, algumas colunas nearfield apresentam uma qualidade soberba, e muitos estúdios já acabaram com os midfield, uma vez que a diferença de qualidade é cada vez menor.
Como o seu tamanho é menor, as colunas nearfield podem ser colocadas mais próximas do ouvinte. Desta forma o campo reverberante irá ter menos influência, ou seja, a sala irá influenciar menos o som, o que é bom, tendo em conta que a maioria das salas(especialmente de pequena dimensão) trazem ao som mais malefícios que benefícios.
Embora as colunas nearfield não tenham uma resposta tão boa ao nível das frequências mais graves (entre 20 e 50 Hz), este fator pode acabar por se tornar uma vantagem, uma vez que a sua reprodução em salas pequenas tende a ser problemática, criando um som lamacento.
Coluna midfield e nearfield.