fbpx

Melodias introdutórias para piano: Twinkle Twinkle Little Star (C/ Vídeo)

O treino de piano/teclado também é feito, em grande parte, tocando peças musicais. Neste artigo, vamos aprender a tocar “Twinkle Twinkle Little Star“, uma melodia que pode ser aprendida logo na primeira aula. O objetivo de se aprender estas pequenas melodias não é aumentar o teu repertório (afinal ninguém quer dar um concerto a tocar Twinkle Twinkle little star não é verdade?). As vantagens de se aprender estas pequenas melodias são: sendo a melodia fácil aprenderás rápido, desenvolves maior à vontade com o teclado, ganhas o hábito de dividir as peças em frases musicais e decorar cada frase individualmente, ganhas hábitos de treino e dependendo da melodia desenvolves certas componentes técnicas e rítmicas.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.
Então vamos começar. Para aprendermos a tocar uma música, dividimo-la pelas suas várias frases musicais. Nesta melodia é fácil identificar as várias frases musicais, temos seis frases nesta música. Depois de identificadas, vamos treinar cada frase individualmente, primeiro com uma mão, depois com a outra e por fim com as duas mãos em simultâneo. Quando já estiveres à vontade, passa para a próxima frase. Não tenhas pressa, o importante é só avançares quando te sentires confortável. Faz o download da partitura aqui.

Não Percas: Como Tocar Piano

Frase 1 e 2

Olhando para a armadura de clave vemos que a música está no Tom de Dó maior, o que significa que tocaremos apenas com as teclas brancas do piano. Temos a primeira frase nos dois primeiros compassos e a segunda frase está nos compassos 3 e 4. Vê os exemplos no vídeo abaixo.

Frases 1 e 2

Frase 3 e 4

Frases 3 e 4

Frase 5 e 6

Não te esqueças de treinar cada frase individualmente e treinar primeiro com as mãos é separado. Vê no vídeo como se toca se ainda não te sentes à vontade a ler partituras.

Frases 5 e 6

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.