Lista de botões e funcionalidades da mesa de mistura
- Conectores (canal)
- Mic – Entrada balanceada do canal. Normalmente é utilizada uma ficha XLR;
- Line, Line In – Entrada normalmente não-balanceada constituída por um jack;
- Line Left, Line Right – Em mesas com canais stereo, existem duas entradas do tipo Line para ambos os canais (nunca se usam ligações stereo no mesmo cabo, a não ser para headphones);
- Insert – Permite inserir no meio da mistura algum processamento externo. Este conetor único fornece sinal de saída e de entrada;
- Direct Out – Saída direta com o sinal do canal processado. Normalmente é usado para gravações multipista;
- Tape In – Entrada para ligar ao gravador multipista;
Gain
- Mic/Line – Botão que define qual deve ser a entrada a usar: a entrada Mic (ficha XLR) ou a entrada Line (ficha Jack);
- Gain, Trim, Mic Gain, Line Gain – Potenciómetro que define o valor do ganho (ou eventual atenuação) que queremos aplicar ao sinal de entrada. Algumas mesas apresentam ganhos separados para a entrada XLR e para a entrada Line, embora a mesa apenas considere um dos sinais;
- Pad, -20 dB, … – Ao ativarmos este botão, a mesa aplica automaticamente uma atenuação adicional;
- Phantom Power, +48 v – Botão que ativa a opção phantom power. Alguns microfones (condensador) necessitam de receber alimentação para funcionarem. Caso não seja necessária, esta opção deverá estar desligada. Em muitas mesas de mistura, o phantom power não é ativado canal a canal, mas em grupos, ou seja, um único botão que ativa o phantom power num conjunto de canais (por exemplo, 8 canais de cada vez) ou até mesmo em todos os canais;
- Flip – Permite escolher entre a entrada normal (Mic/Line) e a entrada Tape In. Nos estúdios onde são usados gravadores multipista, este botão serve para escolher se queremos que o canal funcione com a entrada normal (por exemplo, microfone do vocalista) ou com a entrada vinda do gravador multipista (gravação do vocalista);
- Low Cut, 75Hz, 60 Hz – Este botão aplica um filtro que corta as frequências muito graves, de forma a cortar algum ruído. É obvio, que se o sinal de entrada tiver frequências baixas (baixo elétrico, bombo, etc), não devemos aplicar este filtro, pois iremos remover parte do sinal. Também pode ser usado eventualmente para cortar o efeito da proximidade dos microfones. Este botão pode estar localizado na secção do ganho ou na secção do equalizador;
- Phase, 180º – Botão que inverte a fase do sinal de entrada. Serve para o caso de se detetar algum problema de fase ou para criar configurações de captação stereo MS.
VU e leds (canal)
- Signal, -20 dB – Led verde indica a presença de um sinal, ou seja, indica que algum áudio está a entrar no canal em questão. Quando descrito com um valor (por exemplo, -20 dB) significa que existe um sinal com esse valor no canal;
- Peak, Overload, Clip; OL – Led vermelho indica a presença de clipping no canal, ou seja, informa que está a ocorrer distorção. Este led é meramente indicativo, uma vez que a maioria das mesas não analisa o sinal ao longo de todo o canal e, como tal, podem ocorrer situações de distorção que não sejam detetadas;
- VU – Vuímetro que representa a amplitude do sinal;
EQ
- EQ on, EQ – Botão que ativa o equalizador do canal;
- Low (Lo), Lo-Mi, Mid (Mi), Hi-Mi, High (Hi) – Descrição que indica em que gama de frequências a banda do equalizador irá trabalhar;
- Level, dB, Lo/Mid/Hi/… – Potenciómetro que define a amplificação ou atenuação de uma determinada gama de frequências;
- Freq – Potenciómetro que define a frequência central do filtro do equalizador. Apenas disponível em equalizadores paramétricos ou semiparamétricos;
- Q – Potenciómetro que define a largura de banda do filtro do equalizador, ou seja, indica se o filtro deve ser aplicado a uma banda estreita de frequências ou a uma banda mais alargada. Apenas disponível em equalizadores paramétricos;
Auxiliares
- Aux, Mon, Effect – Potenciómetro que define o nível do auxiliar. Algumas mesas de mistura, especialmente as mais baratas, podem dar aos auxiliares o nome Mon ou Effect, considerando Mon como sendo um auxiliar pre e Effect como sendo um auxiliar post;
- Pre/Post – Botão que indica se o sinal para o auxiliar deverá ser obtido antes ou depois do controlo do volume, ou seja, se queremos que o fader influencie (post) ou não (pre) o sinal do auxiliar. Tanto pode existir este interruptor para cada auxiliar como para um pequeno grupo de auxiliares (por exemplo, um único botão definir o comportamento dos auxiliares 3 e 4);
- Shift, 1/2 – 3/4, 3/4 – 5/6, … – Botão que define a que auxiliares devem estar associados determinados potenciómetros. Como normalmente nem todos os auxiliares são usados em todos os canais, muitos fabricantes incluem uma funcionalidade que permite poupar nos potenciómetros. Assim, dois potenciómetros podem ser usados para controlar os auxiliares 3 e 4, ou se o botão shift estiver ativado, para controlar os auxiliares 5 e 6;
Mix B
- Source, Flip – Botão que indica a origem do sinal a ser utilizado para o Mix B, Dependendo da mesa, poderá escolher-se entre a entrada normal, a entrada Tape In, etc;
- Pan, Balance – Potenciómetro que define o pan/balance do sinal a ser usado para o Mix B;
Volume/Pan (canal)
- Pan, Balance – Potenciómetro que define a relação entre os dois canais (esquerdo e direito), isto é, a quantidade de som que queremos no canal esquerdo em relação ao direito. Utiliza-se o nome pan para canais mono e Balance para canais stereo;
- Mute – Botão de corta o som do canal. É equivalente a colocar o volume no minimo;
- Solo, AFL, PFL – Botão que ativa o solo no canal em questão;
- Volume – Fader que controla o nível (volume) do canal. É o controlo mais intuitivo de cada canal;
- L-R, 1-2, 3-4, 5-6 – Conjunto de botões que definem onde o som do canal será colocado. Se o botão L-R estiver ativo, o som do canal irá para o bus stereo. Se o botão 1-2 estiver ativado, o som irá para o subgrupo 1 e 2. Se alguém desejar colocar o som apenas num subgrupo, deverá utilizar o pan para desativar o sinal no canal esquerdo ou direito, que correspondem respetivamente ao subgrupo ímpar e subgrupo par (left -> subgrupos 1,3,5 …; right -> subgrupos 2,4,6 …).
Conetores (geral)
- Stereo Out, Main Mix – Saída principal da mesa;
- Stereo (Main) Insert – Função de insert para a saída geral;
- Control Room, Monitor out – Saída control room/monitor;
- Headphones, Phones – Saída para auscultadores;
- Group Out – Saídas com o sinal de cada subgupo;
- Group Insert – Permite fazer inserts no sinal de cada subgrupo;
- Aux Send – Saídas dos auxiliares;
- Aux Return – Retorno dos auxiliares. É constituída por dois jacks, um para o canal esquerdo e outro para o direito;
- Lamp, 12V – Permite a ligação de uma lâmpada com suporte flexível, de forma a iluminar a mesa em situações de pouca luz;
- Cascade, Expander Port – Permite interligar 2 mesas de mistura do mesmo modelo. Normalmente esta interligação é feita ao nível dos buses, ou seja, buses de ambas as mesas passam a ser comuns, o que permite duplicar o número de canais. Esta ficha pode ter qualquer formato e normalmente tem uma grande quantidade de pinos;
Main Mix (geral)
- Volume, Level – Fader que define o nível da mistura principal, ou seja, o volume geral da mesa;
Mix B (geral)
- Level – Potenciómetro que define o nível (volume) da saída Mix B;
- Balance – Potenciómetro que define o balance da saída Mix B;
Auxiliares (geral)
- Aux Send Level – Potenciómetro que define o nível (volume) de saída do auxiliar;
- Aux Send Solo – Botão que ativa a opção solo para a saída do auxiliar;
- Aux Return Level – Potenciómetro que define o nível do sinal de retorno auxiliar;
- Aux Return Solo – Botão que ativa a opção de solo para o retorno do auxiliar;
- Aux Return Balance – Potenciómetro que controla o balance do sinal do retorno do auxiliar;
Subgrupos (geral)
- Group, 1,2 … – Fader que define o nível do subgrupo;
- Solo – Botão que ativa a opção solo para o subgrupo em questão;
- L, R, Mono – Botão que define onde deverá ser colocado o sinal do subgrupo.
Diversos (geral)
- Talkback Mic – Microfone do controlador;
- Talkbak Level – Potenciómetro que define o nível do sinal do microfone do controlador;
- Talkback – Botão de pressão que ativa o microfone do controlado;
- 2 Track In – Entrada com um par de fichas RCA que podem ser usadas para ligar um leitor de CD ou algo similar, sendo o seu sinal despejado na mistura principal;
- Track Level – Potenciómetro que define o volume da entrada Track in;
- 2 Track Out – Saída com um par de fichas RCA para serem usadas por algum aparelho de gravação;
Control Room/Monitor (geral)
- Level – Potenciómetro que define o nível da saída control room/monitor;
- Phones, Headphones – Potenciómetro que define o nível da saída de headphones;
- Source (main mix, 1-2, 3-4 …) – Conjunto de botões que definem qual o sinal que está a ser ouvido no control room/monitor se não existir nenhum botão solo ativados. Se existir algum botão de solo ativado, será esse o sinal a ser colocado no control room/monitor;
- AFL/PFL – Botão que define o comportamento da opção solo existente nos diversos canais: PFL (sinal anterior ao controlo de volume) ou AFL (sinal posterior ao controlo de volume).
3 Comentários
O que faz o Botão ou chave giratória FX ?
Bom dia, este botão serve para atenuar ou elevar os níveis de efeito dos canais.
Muito obrigado .estou na parte de sonorização da igreja .. tem uma mesa de som tanto nome em inglês vala meu Deus obrigado peta tradução.