fbpx

Introdução à harmonia musical para produtores musicais

Hoje em dia um produtor musical já não é apenas alguém que mexe apenas em equipamento e está no estúdio de gravação a tratar da gravação, hoje em dia um produtor musical tem de ser essencialmente um músico. Como tal tem de adquirir um bom conhecimento de teoria musical como um compositor. Neste artigo vamos falar um pouco de harmonia musical, para vermos noutro artigo como criar bons elementos na música.

Junto com o ritmo, o baixo, o instrumento principal e a harmonia são de extrema importância para qualquer produção musical. O instrumento principal (que pode ser a voz) representa a melodia principal e pode existir independentemente dos outros. Concerteza quando tem uma música na cabeça que não consegue parar de cantar, irá ser a melodia principal, raramente vemos alguém a assobiar a linha de baixo por exemplo. Isto mostra como o instrumento líder é a peça mais importante e mais facilmente reconhecível numa música.

pack-piano
Pacote completo para aprenderes a tocar piano.

Algumas músicas consistem em pura melodia. Este tipo de música é chamada mono-fónica – isto é, um só som. É um tipo de música muito antiga, muito antes dos músicos sequer aprenderem a tocar em harmonia uns com o outros. Após o desenvolvimento da harmonia musical, a música mono-fónica deixou de ser apelativa para nós, pois aprendemos a apreciar sons mais complexos e sofisticados que vêm de vários músicos a tocar em conjunto.

Quando ouvimos o som de um conjunto musical a tocar, conseguimos distinguir dois tipos de elementos importantes: o baixo e o instrumento principal. A importância destas duas partes não pode ser subestimada. O baixo representa a parte melódica mais grave de uma peça musical. Também oferece o pilar onde todas as partes mais agudas, incluindo o instrumento principal, vão atuar. O instrumento principal por si só representa a melodia principal, e que normalmente é a parte mais aguda, mas nem sempre.

A questão da harmonia musical aqui é muito importante, uma vez que tenha criado a melodia principal e o baixo, também criou um elemento importante que é a relação entre eles. A esta relação chamamos harmonia. Como representante das notas mais graves de uma peça musical, o baixo têm um papel óbvio de suporte da harmonia musical. Isto significa que para criar boas linhas de baixo, por exemplo, devemos ter um conhecimento ou pelo menos um bom ouvido de harmonia musical.

Não será bom escrever uma linha de baixo que nada tenha a ver com a melodia principal. O baixo tem de complementar o instrumento líder e oferecer suporte para a harmonia. Para o baixo complementar a melodia principal, o primeiro requisito é que ambos estejam no mesmo tom. Muitos compositores novatos e produtores têm problemas nesta área, além do facto de muito conseguirem criar boas melodias ou boas linhas de baixo, acabam por esbarrar quando têm de juntar ambas. Primeiramente porque escreveram a melodia e o baixo em tons diferentes, e normalmente em tons que chocam.

Se a sua melodia está em Dó maior e o seu baixo em Mi bemol menor, os dois vão colidir, e irão produzir um som dissonante. Para muitos produtores musicais isto é bastante óbvio, no entanto este problema ocorre bastante. Para contornar isto, deverá entender a importância de algum estudo essencial na música, incluindo: Escalas, acordes e progressões de acordes. Com isto queremos que tenha uma noção para os próximos artigos que aí vêm, sobre escrever boas linhas de baixo, boas melodias e como conseguir junta-las.

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.