fbpx

Tudo sobre captadores de guitarra e baixo – P. 2: Tipos de captadores

Vamos começar por conhecer os tipos básicos de captadores. Existiram milhares de modelos de captadores desde que a tecnologia de captadores magnéticos apareceu em 1920 e 30’s. A quantidade de possibilidades pode ser assustadora. Mas uma forma boa para começarmos é agrupar os captadores por família. Algumas formas de classificar os captadores pode ser:

  • Single-coil VS Double Coil;
  • Passivos VS Ativos;
  • Vintage VS Modernos;

Todos estes termos aplicam-se a captadores de guitarra e de baixo.

[alert color=”red” icon=”fa-music”]Conheça o nosso Pack especial de guitarra. Curso iniciante + curso intermédio. Clique aqui.[/alert]

Captadores acústicos

Os captadores para instrumentos acústicos variam de simples captadores no buraco do instrumento acústico até sistemas elaborados que combinam múltiplas tecnologias. Captadores acústicos magnéticos funcionam de forma semelhante aos captadores da guitarra elétrica e são fáceis de instalar. Os captadores “piezo” utilizam cristais ou uma peça de fita para sentir as vibrações, ao invés das alterações no campo magnético.

Quais são as diferenças entre single e double-coil?

Todos os captadores têm um fio de cobre enrolado milhares de vezes em torno de uma bobine. Os captadores singlecoil têm uma destas estruturas, e os doublecoil tê duas destas estruturas.

O que é um humbucker?

Todos os captadores eram single-coil até 1955. Os captadores single-coil têm um ótimo som, mas estes podem produzir ruído. Então um engenheiro da Gibson, Seth Lover, reparou que combinar duas estruturas single-coil em uma só e tendo os seus polos magnéticos em direções opostas, cancelava o ruído. Foi aí que nasceu o humbucker.

O que leva um músico a escolher singlecoils ou doublecoils?

SlashDevido ao ótimo som e o não ruído dos humbuckers, porque haveria alguém de optar pelos singlecoil? Porque estes também têm um ótimo som e um som diferente. Os singlecoil tendem a ter um som mais brilhante, com uma ótima definição entre cordas, enquanto que os humbuckers têm um som mais alto, negro e pesado. A maioria das guitarras Fender utilizam captadores singlecoil, enquanto que a maioria das Gibson utilizam humbuckers. E existem claro as híbridas.

Por vezes escolher entre singlecoil e doublecoil é apenas uma questão de saber se a guitarra foi desenhada para receber singlecoils ou doublecoils. Alguns guitarristas estão proximamente associados a um tipo de captador: Por exemplo, o som do Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan era criado quase exclusivamente com captadores singlecoil, enquanto que Slash, Joe Perry, Carlos Santana e Billy Gibbons estão normalmente associados com humbuckers.

É justo dizer-se que os captadores singlecoil têm um som mais limpo e brilhante e os humbuckers tendem a ter um som mais pesado, e os músicos tendem a escolher entre um e outro precisamente por estas características.

Parte 3

Ricardo Frade

https://www.facebook.com/RicardoF.Guitarra/

Professor de guitarra e criador da Academiamusical.com.pt, Ricardo Frade é um apaixonado pela música e pretende incentivar o estudo da música em Portugal e Países Lusófonos.

O seu instrumento primário é a guitarra. O instrumento secundário é o piano. É aficionado por bandas sonoras instrumentais, área onde ambiciona atuar. Trabalha com ensino musical, produção musical e deseja conseguir contribuir para a dinamização do ensino da música em Portugal.

Deixa aqui um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.